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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com Haval H6, GWM quer provar que o sistema híbrido é a solução

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Colunista do UOL

09/04/2023 04h00

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O movimento da marca GWM do Brasil começou no fim do ano passado com as primeiras notícias sobre seus SUVs da linha Haval H6. Pois agora, após o lançamento do programa de pré-venda, os modelos começarão a chegar às mãos dos primeiros compradores brasileiros.

O H6 tem três versões disponibilizadas para o Brasil, todas com propulsão híbrida - uma bandeira da GWM. A Premium tem duas opções, uma híbrida convencional e outra híbrida plug-in. Já a GT tem apelo esportivo e carroceria SUV cupé, sendo híbrida plug-in.

O Haval H6 Premium tem o desenho de um SUV tradicional: é grande, 4,72 metros de comprimento e 2,74 metros de entre-eixos. O desenho é bonito, cheio de vincos, a frente tem faróis longos e full LED, a grade se mistura com uma parte do para-choque e tem detalhes cromados.

Aliás, na China, o H6 carrega muito mais cromados na carroceria. Aqui, boa parte deles recebeu acabamento escuro, como os das laterais, inclusive as grandes rodas aro 19. A traseira também é bonita, tem lanternas de LED ligadas por uma faixa iluminada. A tampa do porta-malas de 515 litros tem acionamento eletrônico e pode ser aberta pelo movimento dos pés.

Como tem bom entre-eixos, o espaço traseiro é generoso até para o passageiro do meio. O piso é quase plano, o que garante conforto para as pernas e pés, e há também saída de ar-condicionado traseiro e duas entradas USB.

Tem muito cuidado com o acabamento e a proposta visual é moderna, no mesmo nível ou até melhor do que vemos nos modelos de marcas alemã, norte-americana e japonesa, com as quais o H6 quer concorrer por aqui. É equipado com duas telas digitais no painel, uma de 10,25" para os instrumentos e outra de 12,3" para o multimídia, que formam um imponente e tecnológico conjunto.

O console central é alto e reúne uma tecla para acionamento do freio estacionamento eletrônico e o bonito botão giratório da transmissão automática. Em questão de conectividade, como é de se imaginar, traz tudo o que se espera em um carro desse padrão, inclusive wi-fi 4G nativo.

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Imagem: Divulgação

Sistema ADAS nível 2+

No quesito segurança, entrega bastante coisa também. O H6 tem o ADAS nível 2+, que reúne os já conhecidos controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, sistema centralização de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, entre outros.

Mas tem evoluções, como no Park Assist, recurso de manobra automática de estacionamento em vagas paralelas e em 45 e 90 graus. Nele, não é preciso nenhuma interferência em freio, acelerador e nem volante, tanto para entrar como para sair da vaga. E vai além com uma novidade interessante, o recurso Auto Reverse. Quando acionado, registra um trajeto de até 50 metros e pode repetir o caminho em marcha à ré. Isso mesmo, ele faz o carro voltar ao ponto de saída repetindo exatamente a mesma manobra feita pelo condutor.

Aposta na propulsão híbrida

"O H6 HEV é a melhor solução para quem não pode fazer a recarga da bateria na sua garagem", enfatiza Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil. Ou seja, enquanto os outros discutem a falta de estrutura para o carro 100% elétrico no país, a GWM quer mais é vender seus híbridos que não oferecem o risco de deixar o motorista no meio da estrada sem carga na bateria.

São dois conjuntos de propulsão, o mais "modesto" conta com um motor 1.5 turbo a gasolina e mais um elétrico, fechando a potência combinada de 243 cv e 54 Kgfm de torque. É o conjunto que equipa o H6 Premium HEV.

Já o Premium PHEV, que é do tipo híbrido plug-in e pode ser carregado em casa, é equipado com o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina, mas tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Assim, a potência combinada salta para 393 cavalos e o torque para 77,7 Kgfm. Força que tem tudo a ver com a versão GT PHEV, que se diferencia pelo visual com forte apelo esportivo e detalhes visuais todos escurecidos.

H6 - Divulgação - Divulgação
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Mas o foco da GWM, independentemente da versão em questão, é a autonomia no modo elétrico, que pode atingir até 170 Km. Não por acaso, o sistema trabalha sempre priorizando essa condição, o que garante um comportamento geral de carro 100% elétrico. Por isso também, a versão Premium H6 HEV consegue excelentes números de consumo para um carro desse porte: 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Junte a tudo isso o jeito diferente de vender carro que a GWM está implantando no Brasil, com muito mais uso da internet e autonomia para o comprador, mas ainda em conjunto com a rede de concessionários. A pré-venda aberta em fevereiro passado surpreendeu a própria marca com o número de interessados e de clientes que fizeram a compra sem mesmo experimentar o carro.

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Imagem: Divulgação

Preços GWM HAVAL H6

Premium HEV: R$ 209.000,00

Premium PHEV: R$ 269.000,00

GT PHEV: R$ 299.000,00

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