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Com nova geração, Ford Ranger deixa suas concorrentes envelhecidas
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A nova geração da Ford Ranger chegou e, neste primeiro momento, com suas versões topo de linha, Limited e XLT. A Ford prometeu um salto de qualidade, com a pretensão, até, de redefinir o padrão do segmento. Esforço de marketing à parte, o fato é que a Ranger evoluiu muito e, ao menos por enquanto, deixa suas concorrentes diretas envelhecidas.
A plataforma é nova, o chassi cresceu e ficou mais robusto, o desenho ganhou nova personalidade com linhas musculosas, dianteira com faróis de LED em formato de C ligados por uma barra horizontal, e na traseira, uma nova tampa com o logo em alto relevo e novas lanternas em LED.
Dentro, mais sofisticação e espaço para passageiros, além de bancos mais ergonômicos. Agora, no interior, é difícil desviar os olhos das telas digitais, de 8 ou 12 polegadas do painel de instrumentos configurável ou da chamativa tela do multimídia, que pode ser de 10 ou 12 polegadas (mudam conforme versão), mas sempre posicionada na vertical.
Mais abaixo, o console central tem carregador de celular por indução e uma alavanca de câmbio diferente para o câmbio e-Shifter, além do de botão giratório para os modos de condução e acionamento da tração 4x4.
Parte boa e que desperta muito a curiosidade, é a estreia no Brasil do motorzão turbodiesel 3.0 V6 de 250 cavalos e 61,2 Kgfm de torque, sempre acompanhado da transmissão automática de 10 velocidades. É um motor requintado, que trabalha muito macio, com ronco suave em contraponto à sua capacidade de aceleração, que é bem forte, mas que acontece de forma progressiva. Entrega boas médias de consumo: 7,5 km/l na cidade e 11,8 Km/l na estrada.
Nestas duas versões topo, além das opções 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, há também o 4WD automático, que distribui a força entre os eixos conforme a demanda. Oferece ainda quatro modos de condução na versão XLT e seis na Limited. Já para os amantes do fora de estrada radical, tem a navegação off-road, que projeta imagens na tela do multimídia de uma câmera frontal e fornece ainda informações como a inclinação lateral e o travamento do diferencial. Esses recursos estão no kit opcional para a versão Limited.
O conjunto de suspensão é totalmente novo e conta com feixes de molas longitudinais de quatro estágios na traseira, mas agora com amortecedores instalados na parte externa da longarina, o que garante comportamento muito próximo de carro de passeio para a Ranger, com bastante conforto e segurança, mesmo com a caçamba vazia.
Ficou ainda mais segura com um pacote completo de assistências à condução, onde entra controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, para dar alguns exemplos.
Atualizações a distância e serviços remotos
Com a nova arquitetura eletrônica e acesso à internet, a Ranger saiu ganhando com os serviços remotos. Primeiro, com o recurso de atualização à distância dos sistemas da picape pelo processo batizado em inglês como "over the air". Depois, com o Ford Pass, já conhecido da linha Ford, além de recursos como acionar o motor e o ar-condicionado distante do carro, agora o proprietário da picape Ranger terá acesso a novas experiências e possibilidades.
"Fizemos algo que ninguém ainda tem no Brasil, que foi conectar os concessionários com nossa rede. Assim, junto a com a engenharia da Ford, eles passam a acompanhar o que acontece com o carro do cliente", explica Antonio Baltar, Diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford para a América do Sul.
Na prática, o atendimento Ford pode, via aplicativo, enviar alertas para antecipar problemas e também administrar a agenda de revisões, por exemplo, avisando que está na hora de fazer a revisão programada e já fechar uma data com o proprietário.
"É o fim das filas e, mais do que isso, uma nova experiência para o cliente, que recebe atendimento personalizado de verdade, pois, quando ele chega na concessionária, o técnico responsável já sabe tudo sobre a picape dele e está pronto para executar o serviço" enfatiza Baltar.
A Ford prepara agora a chegada das versões de baixo da nova Ranger, equipadas com um também novo motor turbodiesel, o 2.0 de 170 cavalos e 43 Kgfm de torque. E para incomodar bem a concorrência, a nova Ranger V6 tem preço alinhado com a versão topo da Toyota Hilux, a SRX, picape líder do segmento. Mas, neste momento, oferecendo bem mais.
Preços Ford Ranger 2024
XLT 3.0 V6: R$ 289.990
Limited 3.0 V6: R$ 319.990 ou R$ 339.990 com pacote opcional
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