Benê Gomes

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Novo Sentra chegou tarde, mas é opção refinada frente a SUVs compactos

Conhecida desde 2019, a oitava geração do Nissan Sentra só chegou neste ano ao Brasil, em abril passado. O sedã foi bem atualizado, ganhou nova plataforma, o que garantiu mais segurança e elegância. O desenho, com inspiração nos sedãs maiores da marca, Altima e Maxima, traz mais vincos na carroceria, frente mais baixa, faróis estreitos e um novo desenho para a grade V-Motion, linguagem mundial dos modelos Nissan.

O sedã conta com duas versões, Advance e Exclusive, mais uma terceira opção com acabamento interno premium, como o das fotos. É um diferencial chamativo, com bancos e portas revestidos em couro, que podem ser na cor preta ou no tom caramelo, chamado de sand (areia em inglês).

Conta ainda com material emborrachado no painel, ar-condicionado digital de duas zonas, bonitas saídas de ar frontais, um bom multimídia com tela de 8 polegadas e todos os recursos de conectividade, como espelhamento com Android Auto e Apple Carplay (mas ainda por cabo). Interessante também é o sistema de câmeras 360º da Nissan, que tem detector de objetos em movimento. Traz um bom teto solar com comando elétrico e sistema de som com oito alto-falantes assinado pela Bose.

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Imagem: Divulgação

O Sentra é mais baixo, uma característica que favorece a dinâmica, mas, é verdade, isso não agrada a maioria. Para o motorista, oferece posição bem confortável, com ajustes elétricos para o banco e regulagem de altura e profundidade para o volante. O que destoa um pouco do refinamento, é o painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos.

Ao menos oferece uma boa tela de 7 polegadas no centro onde são exibidas informações sobre recursos do carro e computador de bordo. Legal ainda, é que nessa tela dá pra ativar um velocímetro digital. Outro ponto que joga contra, mas que não é exclusividade do Sentra, é o freio de estacionamento acionado por um pedal.

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Imagem: Divulgação

No assento traseiro, garante bastante conforto, resultado do bom entre-eixos e da largura, que aumentou em 5 centímetros nesta geração. Oferece facilidade para o acesso e o transporte de volumes maiores no porta-malas com o banco traseiro bipartido e dobrável. O porta-malas, item determinante para um sedã, é bom, com 466 litros.

Antigo motor foi aprimorado

O Sentra segue com o conhecido motor 2.0 aspirado movido a gasolina, transmissão automática X-Tronic CVT, e tem três modos de condução: Eco Drive, Manual e Sport. Já preparada para as reclamações, a Nissan justificou rápido que se trata de uma nova geração do motor, aprimorada em vários pontos, inclusive com alguns refinamentos utilizados no superesportivo GT-R, como um processo de acabamento interno espelhado para ajudar na redução de atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento.

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Equipado com sistema de injeção direta de combustível, entrega 151 cavalos de potência e 20 kgfm de torque, que só chega ao seu máximo em giro mais alto, mas, ainda assim, trabalha bem ajustado com o câmbio. Essa transmissão permite fazer trocas simuladas de oito marchas e tem a função D-Step, um recurso para maximizar o torque e não gerar desconforto nas arrancadas. Ou seja, mesmo atingindo o torque máximo em giro alto, o conjunto evita o incômodo com ruído alto do motor nas retomadas de velocidade.

Usando no dia a dia, o carro responde rápido o suficiente e o motor trabalha bem silencioso a maior parte do tempo, o que colabora muito para o ótimo nível de conforto acústico do Sentra, essa uma característica bem forte dele. Agora, vale o elogio para o consumo de combustível. Na estrada, dá para superar os 15 km/l sem muito esforço. Já os números oficiais pelos parâmetros do Inmetro, são de 11 Km/l na cidade e 13,9 Km/l na rodovia.

O Sentra agrada ainda pelo bom acerto de suspensão - independente nos dois eixos - e a oferta dos recursos de assistência ao motorista, como, alerta de tráfego cruzado, controle de velocidade adaptativo - nele chamado de piloto automático inteligente - assistente de saída de faixa, entre outros. É equipado com seis airbags e freios a disco nas quatro rodas.

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Imagem: Divulgação

Apesar da demora em chegar em nosso mercado, o Sentra está bem alinhado com o que é oferecido atualmente e, aqui no Brasil, tem a oportunidade de aproveitar parte do espaço deixado pelo Honda Civic, que até voltou recentemente, mas posicionado em outro patamar.

Sem esquecer dos clientes que não se empolgam com o Toyota Corolla e, muito menos, com os SUVs. Olhando sua tabela de preços, é opção interessante frente aos SUVs compactos por exemplo, que não entregam o mesmo espaço e nem nível de conforto que o Sentra tem.

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Preço Nissan Sentra

2.0 Exclusive CVT: R$ 173.290

Com interior premium: R$ 174.990

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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