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Caçador de Carros

Caçador de Carros: faço revisão em concessionária ou oficina particular?

Ouvir opinião de amigos e clientes pode ajudar na escolha de uma boa oficina - Rivaldo Gomes/Folhapress
Ouvir opinião de amigos e clientes pode ajudar na escolha de uma boa oficina
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

01/11/2018 07h00

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Rede autorizada tem mão de obra especializada, mas custo alto pode fazer cliente migrar para oficinas; escolha do local demanda atenção

Sempre que estou avaliando um carro usado, um dos critérios que mais me preocupo é sobre o seu histórico de manutenção. É impressionante como boa parte das pessoas negligencia as manutenções de seus carros. Mas fico extremamente feliz quando me deparo com casos de pessoas organizadas, que apresentam notas fiscais de tudo que foi feito ao longo do tempo de vida do carro.

Nessas horas, eu até tolero outros pequenos detalhes comuns em um carro usado. As manutenções podem ser feitas basicamente em dois locais diferentes: rede de concessionárias da própria marca ou oficinas mecânicas particulares. Seja qual for o local escolhido, o importante é que o trabalho seja bem feito, sempre seguindo especificações do fabricante.

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Desde o meu primeiro carro, outros cinco passaram pelas minhas mãos. Todos eles foram comprados usados e eu nunca optei por fazer as revisões em concessionária. Felizmente, conheço profissionais competentes que jamais me deixaram na mão. Nem por isso eu posso afirmar que minha escolha é a correta. Estarei satisfeito se o dono do carro que estou avaliando apresentar comprovantes de manutenções em concessionária.

Ou seja, independente da minha opção pessoal, o que importa mesmo é seguir o cronograma que está no manual do carro e realizar as manutenções corretamente. A escolha do local fica a critério de cada um. Para te ajudar a decidir, vou listar alguns pontos favoráveis e desfavoráveis de cada uma dessas opções.

As revisões em concessionária são feitas por profissionais qualificados que respeitam os padrões do fabricante. Teoricamente, estão equipados com ferramentas que atendem as especificações do carro, além de utilizarem peças de reposição homologadas pelo fabricante. Quando o carro ainda está dentro do período de garantia, uma das condições para permanecer com essa cobertura é que as manutenções sejam feitas em concessionária. Os carimbos dessas revisões no manual certamente serão valorizados numa futura revenda do carro

Entretanto, é reconhecidamente mais caro revisar o carro em uma concessionária. Mesmo as primeiras revisões, que geralmente se limitam a trocas de óleo do motor e dos filtros, são bem mais caras por conta do elevado custo de mão de obra. Esse é o motivo principal que me afasta das concessionárias.

Piora quando tentam vender produtos ou serviços dispensáveis. Em muitos carros que avalio, vejo notas fiscais com itens que não fazem parte do cronograma de manutenção do carro. Entre os vários exemplos, os mais recentes foram de um Peugeot que teve velas trocadas com apenas 10 mil quilômetros e de um Mitsubishi que teve o líquido sistema de arrefecimento substituído em todas as quatro primeiras revisões. Esses itens foram pagos, portanto descarto a hipótese de problemas solucionados pela garantia. Qualquer um que tenha conhecimento de carros sabe que essas pessoas foram enganadas.

Gostaria de afirmar que, para a grande maioria das pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre carros, a concessionária é o local mais seguro, mas sei que na prática essas pessoas são presas fáceis para eles. Já numa oficina mecânica particular a maior dificuldade está na escolha do local. Há grandes chances de cair nas mãos de profissionais desonestos, pouco qualificados e que estão interessados somente no lucro e não na solução do problema.

Para isso, é preciso conversar com familiares e amigos. Se mesmo assim não conseguir, recomendo procurar em grupos de internet de donos de carros iguais ao seu. Tenho certeza que vai conseguir uma boa indicação de oficina que te atenda. Uma vez escolhida, as chances são grandes de os mesmos serviços ficarem mais baratos quando comparado a uma concessionária. Também existe uma flexibilidade no horário e na política de atendimento que dificilmente conseguirá na rede autorizada das montadoras.

Caso a oficina escolhida não seja das melhores é provável que seu carro receba peças de reposição de qualidade duvidosa, além do profissional talvez nem ser capacitado para realizar o serviço, seja por falta de conhecimento ou de ferramental para algum serviço específico. Seguindo com as desvantagens de optar por um mecânico particular, o serviço feito por ele não será aceito pelo fabricante em um possível pedido do serviço de garantia. Minimizo isso quando noto que os casos de pedido de garantia são pequenos diante do número de venda de carros.

Para concluir, a minha escolha está diretamente ligada ao fato de nunca ter vivido experiências ruins com meus carros. A escolha de bons profissionais é fundamental. Mesmo que eu compre um carro com pouco tempo de uso e que possivelmente ainda esteja no período de garantia do fabricante, eu não aceitaria pagar bem mais caro por um serviço que eu sei que meu mecânico também pode fazer. Mas entendo e respeito perfeitamente a opção de cada um. No fim das contas, valorizo carros que foram bem cuidados por seus donos.