Topo

Caçador de Carros

Civic x Corolla: qual é a melhor opção no mercado de usados?

Civic e Corolla nas gerações mais recentes: sedãs duelam há anos no Brasil - Murilo Góes/UOL
Civic e Corolla nas gerações mais recentes: sedãs duelam há anos no Brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

09/01/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Sucessos de venda de Honda e Toyota são referências em sedãs médios
  • Modelos também são muito cobiçados no mercado de seminovos
  • Carros tem características distintas que agradam públicos diferentes

Hoje em dia, a categoria que mais ganha mercado é a dos SUVs. Todo fabricante quer ter um representante nesse segmento, sendo que alguns, inclusive, estão apelando e promovendo hatches pequenos a utilitários esportivos.

Mas, na minha modesta opinião, ainda prefiro um bom sedã como carro de uso diário. Felizmente, muitos também pensam assim e a categoria (ainda) continua forte, algo que já não acontece com as peruas, cada vez mais raras em nossas ruas.

Aqui no Brasil, quando falamos em sedãs médios, dois nomes fortes são lembrados pela maioria: Corolla e Civic. Os modelos das japonesas Toyota e Honda, respectivamente, dominam o mercado nacional, e nos últimos 20 anos deixaram apenas as sobras para os concorrentes. Alguns carros nacionais até conseguem ou conseguiram brigar com eles, mas na minha percepção, essas brigas são pontuais e não duram por muito tempo.

E quando vamos para o mercado de usados, minha especialidade, eles deitam e rolam. É impressionante a quantidade de Corollas e Civics que me pedem para procurar ou avaliar.

Sem nenhum fanatismo por eles ou desprezo pelos outros, resolvi dedicar essa coluna aos dois e colocar minha opinião para ajudar quem está na dúvida entre um e outro, geração por geração. Ficou de fora a 12ª (e atual) geração do Corolla, pois não tem representatividade no mercado de usados por ter sido lançada há pouco tempo.

Corolla 7ª geração vs Civic 5ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic
Parece unânime a opinião de que o visual do Civic é mais atraente que o Corolla.

+ Mecânica: Corolla 1 X 2 Civic
Apesar do Civic usar motor 1.6, é mais potente que o 1.8 do Corolla. Mas diante da robustez mecânica de ambos, considero um empate nesse quesito.

+ Dirigibilidade: Corolla 1 X 3 Civic
Graças ao motor girador, o Civic é mais prazeroso de guiar que o Corolla.

+ Segurança: Corolla 2 X 4 Civic
Como bons importados dos anos 90, oferecem duplo airbag e freios ABS, itens raros nos nacionais dessa época. Empate com louvor.

+ Conforto: Corolla 3 X 4 Civic
Dois carros confortáveis, mas o Corolla ganha por ter suspensão mais macia.

+ Porta-malas: Corolla 4 X 4 Civic
Pequenos para os padrões atuais, o do Corolla ganha na hora que é preciso levar bagagens.

+ Mercado: Corolla 5 X 5 Civic
Raro encontrá-los em bom estado, o preço acaba sendo ditado pela qualidade encontrada na ocasião da compra. Pague acima da tabela por modelos bem cuidados.

Total: Corolla 5 X 5 Civic

Corolla 8ª geração vs Civic 6ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic
Já nacionais, o Civic ganhou visual mais conservador, mas mesmo assim continuou mais moderno e atraente que o Corolla, que arriscou com faróis redondos no primeiro ano e depois abusou das linhas retas.

+ Mecânica: Corolla 1 X 2 Civic
Ambos mantiveram mecânicas robustas e de baixa manutenção. Moleza manter esses antiguinhos hoje em dia.

+ Dirigibilidade: Corolla 1 X 3 Civic
Esse Civic foi um dos carros mais bem acertados de sua época. A suspensão tinha braços sobrepostos em ambos os eixos, algo raro num carro sem proposta esportiva.

+ Segurança: Corolla 2 X 3 Civic
Duplo airbag e freios ABS continuaram disponíveis na nacionalização de ambos, mas só o Corolla ofereceu apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o 5º passageiro.

+ Conforto: Corolla 3 X 4 Civic
A Toyota acertou a mão na suspensão do Corolla, que passa pouco as irregularidades do solo para os ocupantes, mas o Civic tem mais espaço no banco traseiro.

+ Porta Malas: Corolla 4 X 4 Civic
Novamente o porta malas do Corolla é maior que o do Civic.

+ Mercado: Corolla 5 X 4 Civic
Ambos são ótimos de revenda, mas o Toyota consegue ser ainda melhor, sendo comumente vendido acima da tabela. Os primeiros modelos de ambos nessas gerações, ainda eram importados, mas têm pouca representatividade.

Total: Corolla 5 X 4 Civic

Corolla 9ª geração vs Civic 7ª geração

+ Design: Corolla 1 X 1 Civic
Aqui o Corolla passa por uma grande reforma e ganha visual bem mais atraente. Mas o Civic não ficou atrás e também mostrou um design muito bem acertado.

+ Mecânica: Corolla 2 X 2 Civic
A robustez mecânica dos japoneses ficou evidente nessa geração. É comum vermos rodando aos montes por nossas ruas. Novo empate.

+ Dirigibilidade: Corolla 3 X 2 Civic
O Corolla perdeu a suspensão independente na traseira, mas ganhou um novo motor 1.8, bem mais potente que o do Civic, que ficou para trás em desempenho.

+ Segurança: Corolla 4 X 2 Civic
A Honda não seguiu seu principal concorrente e continuou desprezando o 5º ocupante.

+ Conforto: Corolla 5 X 2 Civic
A maciez do Corolla fica ainda mais evidente aqui, pois o Civic perdeu muito do conforto de rodar e isolamento acústico que tinha na geração anterior. Por outro lado, a Honda inovou com o assoalho plano, um conforto extra para quem vai atrás.

+ Porta Malas: Corolla 6 X 2 Civic
Novamente o Corolla ganha nesse quesito.

+ Mercado: Corolla 7 X 2 Civic
Quando bem cuidados, vendem rápido, mas a procura pelo Corolla é maior.

Total: Corolla 7 X 2 Civic

Corolla 10ª geração vs Civic 8ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic
O Corolla continuou atraente, mas não teve como concorrer com o revolucionário "New Civic", divisor de águas no segmento.

+ Mecânica: Corolla 0 X 2 Civic
O novo motor 1.8 do Civic e o câmbio automático de 5 marchas deixam o Corolla para trás, que insistiu no câmbio automático de 4 marchas até o final dessa geração.

+ Dirigibilidade: Corolla 0 X 3 Civic
O Civic foi uma das referências no segmento. A posição de dirigir, o acerto de suspensão e a agilidade do motor o tornou um carro muito agradável de dirigir.

+ Segurança: Corolla 1 X 3 Civic
Quando a Honda do Brasil decidiu valorizar o 5º ocupante, já era tarde demais e a Toyota estava um passo à frente com a opção de airbags laterais no Corolla. A versão mais cara do Civic passou a ter controle de estabilidade, mas somente no último ano da geração.

+ Conforto: Corolla 2 X 3 Civic
Mais uma vez o Corolla se dá melhor aqui, mas vale dizer que o Civic melhorou em comparação com a geração anterior.

+ Porta-malas: Corolla 3 X 3 Civic
O calcanhar de Aquiles desse Civic é o porta malas, que perde até para alguns hatchs.

+ Mercado: Corolla 4 X 4 Civic
São como pãezinhos quentes na padaria, vendem rápido quando estão em bom estado.

Total: Corolla 4 X 4 Civic

Corolla 11ª geração vs Civic 9ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic
Não engulo a extensão na lanterna traseira do Civic, mas no conjunto da obra ele continua bem mais atraente que o Corolla.

+ Mecânica: Corolla 1 X 2 Civic
Ambos com modernos 2 litros com a mesma robustez de sempre. O câmbio CVT atualizou o Corolla e voltou a empatar com seu rival.

+ Dirigibilidade: Corolla 1 X 3 Civic
Felizmente a Honda manteve a suspensão independente na traseira do Civic, que continuou como boa referência no segmento.

+ Segurança: Corolla (pré facelift) 1 X 4 Civic
A Honda compensou alguns atrasos oferecendo 6 airbags, controles de estabilidade e tração, enquanto a Toyota parou nos airbags laterais. É verdade que essa mesma geração do Corolla passou a ser mais segura anos mais tarde, mas vou deixar para comparar com a geração seguinte do Civic.

+ Conforto: Corolla 2 X 4 Civic
Indiscutivelmente mais confortável, o Corolla é quase imbatível nesse ponto.

+ Porta-malas: Corolla 3 X 4 Civic
O Civic melhorou muito nessa geração, mas ainda perde para o Corolla.

+ Mercado: Corolla 4 X 5 Civic
Ambos são cases a serem estudados pelos concorrentes. Não param nas lojas de usados e aquecem o mercado.

Total: Corolla 4 X 5 Civic

Corolla 11ª geração (pós-facelift) vs Civic 10ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic
Enquanto o Civic é um dos mais belos sedãs da atualidade, o Corolla ganhou um para-choque feioso que o deixa bem para trás em design.

+ Mecânica: Corolla 0 X 2 Civic
O motor 1.5 turbo com injeção direta da versão mais cara do Civic o coloca em pé de igualdade com a tendência de motores menores, porém mais potentes e econômicos.

+ Dirigibilidade: Corolla 0 X 3 Civic
O Civic continua imbatível nesse ponto e passa mais prazer para o motorista.

+ Segurança: Corolla 1 X 4 Civic
Como não poderia deixar de ser, agora ambos têm pacotes completos de segurança.

+ Conforto: Corolla 2 X 5 Civic
O reconhecido conforto do Corolla se manteve, mas o Civic me parece tão bem acertado quanto.

+ Porta-malas: Corolla 2 X 6 Civic
Finalmente o Civic passou a ter um porta malas maior que o Corolla.

+ Mercado: Corolla 3 X 7 Civic
Se no mercado de novos o Corolla é líder isolado, no de usados a procura continua sendo parelha entre eles. Assim como nas outras gerações, não terão problemas no futuro e continuarão tendo preferência de escolha na categoria dos sedãs médios.

Total: Corolla 3 X 7 Civic

Total Geral: Corolla 28 X 27 Civic

Pelo jeito, o Toyota Corolla ganhou este comparativo, mas confesso que, como consumidor, tendo a preferir o Honda Civic. Isso porque a maioria desses quesitos é subjetivo e não passa uma verdade absoluta.

Se você colocar pesos maiores em pontos que você considera mais importantes, o resultado pode mudar bastante. No meu caso, valorizo bastante o design e a dirigibilidade, quesitos que o Civic sempre foi muito bem.

Já o leitor, pode ter opiniões diferentes e não tem nada de errado nisso. O que acredito que todos concordam, é que de fato são excelentes carros que inclusive sempre são iguais aos oferecidos lá fora, algo que nem sempre a concorrência consegue acompanhar.