Topo

Caçador de Carros

5 melhores carros para taxistas e motoristas de aplicativo de transporte

Modelos como o Logan tem boa reputação entre profissionais - Murilo Góes/Colaboração para o UOL
Modelos como o Logan tem boa reputação entre profissionais
Imagem: Murilo Góes/Colaboração para o UOL

Colaboração para o UOL

16/01/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Sedãs compactos são ideais pela boa relação custo-benefício
  • Logan e Versa privilegiam espaço interno
  • Virtus, Etios e Cronos possuem bons porta-malas

Não precisa ser especialista, tampouco analisar números, para perceber que as ruas dos grandes centros urbanos estão tomadas de carros. Boa parte deles são de profissionais que trabalham transportando passageiros, ou seja, os táxis e, mais recentemente, os carros de aplicativos, que facilitaram e baratearam o serviço.

Confesso que andei muito pouco de táxi, pois nas poucas vezes que precisei de um transporte alternativo ao meu próprio carro optei pelos serviços de ônibus ou trens. O alto custo de uma viagem de táxi sempre foi uma barreira para mim. Isso mudou com os carros de aplicativos, serviço que eu passei a usar com frequência. Hoje penso duas vezes antes de tirar o carro da garagem. Dependendo da distância e de custos extras, como estacionamento, acaba sendo mais vantajoso os carros de aplicativos em algumas situações.

Com isso, fui de motorista a passageiro e passei a enxergar as viagens de outra maneira. Detalhes como espaço, conforto e itens de conveniência passaram a ser mais valorizados por mim. Infelizmente esses detalhes acabam não sendo considerados por alguns motoristas, que optam por modelos que entregam o melhor somente para eles.

Carros pequenos como Fiat Mobi, Volkswagen up! ou Renault Kwid não fazem sentido para esse fim, pelo menos na minha opinião. Pensando nisso, resolvi listar os modelos que considero que são perfeitos para este uso. São carros que já tive a experiência dos dois lados, ou seja, são bons para o motorista e para os passageiros.

1) Nissan Versa

Nissan Versa - Divulgação - Divulgação
Versa tem espaço interno acima da média da categoria
Imagem: Divulgação

Desde a primeira vez que sentei no banco traseiro do Versa fiquei admirado com o espaço para as pernas. Nesse banco traseiro, ele acomoda dois passageiros tão bem quanto um sedã grande, como BMW Série 7 ou Mercedes-Benz Classe S.

Não estou exagerando, isso é um fato. A Nissan deslocou esse banco mais para trás que o normal, mas para isso precisou limitar as laterais por conta das caixas de rodas. Portanto, um terceiro passageiro pode sofrer um pouco mais por conta da largura do banco.

Para carregar um celular, tem tomada USB no console, ao lado do freio de estacionamento. Não tão perto do passageiro, mas melhor do que se fosse no painel. O conforto de suspensão é bem aceitável, o que faz do Versa um excelente carro para o passageiro.

Também faz bonito com o motorista. O Versa mais simples tem motor 1.0, que não é dos mais suaves, mas tem desempenho compatível com a proposta de levar passageiros do ponto A ao ponto B e consome pouco combustível, por ser um moderno 3 cilindros. Infelizmente não conta com a opção de câmbio automático, o que deixaria o carro perfeito para essa profissão.

O motorista que quiser dar folga para o pé esquerdo tem que optar pelo motor 1.6, mas a boa notícia é que esse motor também é bem econômico. A manutenção de ambos é bem simples, sendo que, na maioria das vezes, apenas o óleo e os filtros são substituídos. O carro é robusto e aguenta bem esse trabalho severo.

2) Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Etios pode não ser tão bonito, mas tem ótimas virtudes
Imagem: Murilo Góes/UOL

Você pode não ter percebido, mas o entre-eixos do Etios sedã é um pouco maior que o do Etios hatch. Não que o hatch seja ruim, mas o sedã consegue ser ainda melhor, e por isso é mais indicado para um serviço que costuma levar passageiros no banco traseiro. O espaço lateral é bom para três, mas peca em ter tomada 12v apenas no painel, longe dos passageiros. A suspensão é excelente, filtra bem as irregularidades e passa conforto para todos.

O patinho feio da Toyota resiste bravamente no nosso mercado, pois encontrou um nicho que não se importa com o design, mas valoriza baixo custo de manutenção e boa liquidez no mercado de usados. Nesses quesitos, o Etios é muito bom.

O sedã sempre usou motores 1.5, que foram aperfeiçoados no modelo 2017 e passaram a ser ainda mais eficientes. De mecânica simples e barata, é um carro que não se vê em oficinas mecânicas. Também no modelo 2017, passou a oferecer câmbio automático como opcional, que apesar de ter apenas 4 marchas, se mostrou perfeito para a proposta do carro. Para fechar, o seguro é dos mais baixos da categoria.

3) Renault Logan

Renault Logan - Murilo Góes/Colaboração para o UOL - Murilo Góes/Colaboração para o UOL
Renault Logan tem manutenção barata e é um dos preferidos dos taxistas
Imagem: Murilo Góes/Colaboração para o UOL

Coube ao Logan mostrar para o mercado que era possível ter um carro de custo baixo, com muito espaço para passageiros e bagagem. Depois dele, outros seguiram o mesmo caminho, mas ele continua sendo referência em largura.

O Logan é dos melhores para levar três passageiros no banco traseiro graças ao formato de sua carroceria, que libera espaço na altura dos ombros. Uma pena que a tomada 12 volts está longe, pois fica ao lado do câmbio.

É um dos queridinhos das empresas de táxi, pois além de tratar bem os passageiros, é amigo do bolso nos momentos que precisa de manutenção. Sempre teve opções de motores 1.0 ou 1.6, mas os atuais são de uma família mais moderna e eficiente.

Já o câmbio, se a ideia for comprar um usado, opte pelos manuais. Somente nessa nova linha 2020 que o Logan passou a ter bom câmbio automático. Não recomendo os anteriores, com câmbio automatizado de uma embreagem e com automático de 4 marchas.

4) VW Virtus

VW Virtus - Marcelo Ferraz/UOL - Marcelo Ferraz/UOL
Virtus privilegia quem viaja no banco traseiro
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Mais um carro com ótimo espaço para quem vai atrás, e com alguns mimos raros no segmento: difusores de ar-condicionado e tomada USB para o banco traseiro. Porém, só estão disponíveis nas versões com motor 1.0 turbo. A suspensão é mais firme, típicas dos VW, mas não compromete o conforto para os passageiros.

Para o motorista, o motor 1.6 tem concepção mais simples e consequentemente manutenção mais barata. Porém, o 1.0 turbo ganha no consumo de combustível, que é ligeiramente melhor quando comparado com câmbio automático. Dos carros citados aqui, ele é o mais refinado na mecânica e no acabamento, portanto é a escolha certa para o motorista que valoriza ter um produto melhor nas mãos.

5) Fiat Cronos

Fiat Cronos - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Cronos tem design bonito e porta-malas gigante, mas vale a pena só com motor 1.3
Imagem: Murilo Góes/UOL

Não tão espaçoso quanto os modelos citados aqui, mas ainda assim com folga para pernas e cabeça, o Fiat Cronos também trata bem os passageiros, que contam com tomada USB na traseira a partir da versão Drive. É um detalhe que faz a diferença para o passageiro, que certamente dará nota alta para o carro por conta desse mimo.

Entretanto, só recomendo o Cronos com motor 1.3 e câmbio manual. O motor é fantástico, pois entrega desempenho excelente e baixo consumo de combustível, sem recorrer a tecnologias caras que poderiam encarecer a manutenção. A Fiat fez milagres nesse motor, que é sempre elogiado por mim.

O mesmo não pode ser dito do dispensável câmbio GSR, um automatizado de uma embreagem que deve estar com os dias contados. O Cronos até oferece a opção de um bom câmbio automático, mas atrelado ao motor 1.8, que consome muito combustível e me parece inviável para esse tipo de trabalho.

Para finalizar, você notou que citei apenas sedãs. Tenho uma queda maior por esse tipo de carroceria, mas aqui o design não conta. Todos os modelos citados possuem ótimos porta-malas, que considero perfeitos para transportar passageiros que, nunca se sabe, podem estar carregados de malas ou com sacolas de mercado, por exemplo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.