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5 SUVs usados melhores e mais baratos que o novo Chevrolet Tracker

Colunista do UOL

16/04/2020 04h00

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O novo Chevrolet Tracker mal foi lançado, e eu já quero polemizar com minhas listas de carros usados. Bonito e bem equipado, o modelo apresentado pela GM agora é fabricado no Brasil, o que certamente vai contribuir para deslanchar nas vendas. Antes, importado do México, era pouco competitivo na categoria dos SUVs compactos.

Uma simples consulta ao site da Chevrolet mostra preços entre R$ 82 mil e R$ 112 mil. Essa considerável diferença de R$ 30 mil faz parecer que a versão de entrada seja bem simples, mas ela é surpreendentemente completa. Todos os Trackers saem da fábrica de São Caetano do Sul com central multimídia, 6 airbags, controles de estabilidade e tração.

O motor é o mesmo dos novos Onix e Onix Plus, o moderno 1.0 de 3 cilindros, com turbo e injeção indireta. A partir de R$ 90.500, o motor passa a ser o 1.2. A transmissão é manual de 6 marchas somente na versão de entrada. Todas as outras, que começam nos R$ 89.900, contam com a conhecida transmissão automática de 6 marchas, com opção de trocas manuais.

Se você prestou atenção, são apenas R$ 600 que separam o Tracker 1.0 automático do 1.2. Não parece fazer sentido, mas na prática acredito que esse 1.0 automático será focado apenas no público PCD. Já o 1.0 manual, que deve ser bem divertido, só existe para jogar o preço de entrada lá para baixo, pois convenhamos, vai vender bem pouco.

É um belo conjunto, sem dúvidas. Sendo assim, listar opções de SUVs usados mais interessantes que o novo Tracker, não parece ser uma missão das mais fáceis. Mas é claro que eles existem. Alguns são óbvios, outros nem tanto. Como sempre digo, vale a pena pensar um pouco fora da caixinha na hora de escolher o carro que vai entrar na nossa garagem.

Chevrolet Tracker Premier 2018

tracker 2018 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vou começar pelo próprio Tracker, mas na geração anterior. Lançado como modelo 2014, com motor 1.8 aspirado e poucos itens de segurança, não empolgou o mercado. Ficou mais interessante no modelo 2017, com motor 1.4 turbo. Mas foi só no modelo 2018 que passou a contar com 6 airbags, controles de estabilidade e tração na versão Premier.

É justamente essa versão que eu recomendo como um ótimo negócio. Além de ser mais potente que qualquer Tracker zero-quilômetro, ainda conta com comodidades como controlador de velocidade e teto solar. A Tabela Fipe desse 2018 é R$ 80 mil, valor mais barato que o atual 1.0 manual.

Volkswagen Tiguan 1.4 2017

VW Tiguan - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Não tem muito tempo, mas poucos se lembram que o VW Tiguan teve motor 1.4 na geração anterior. É mais fácil se lembrar do motor 2.0 turbo, disponível em todos os anos do SUV. Mas no modelo 2017, um ano antes de mudar a geração, o Tiguan ganhou uma versão de entrada com motor 1.4 turbo, o mesmo que já era usado no Golf.

O câmbio é o DSG, mas com 6 marchas e banhado a óleo, diferente do usado no Golf - para alívio de muitos. Completo e bem acabado, esse Tiguan era bem caro, partindo de R$ 128 mil e chegando até R$ 143 mil. Por isso, vendeu pouco e é esquecido no mercado de usados, mas basta olhar seu preço atual para considerá-lo como um ótimo negócio. Com Tabela Fipe de R$ 85 mil, é melhor e mais barato que os atuais Trackers com câmbio automático.

Suzuki Vitara 4Style 2019

Suzuki Vitara - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor turbo é uma das maiores virtudes do Suzuki Vitara
Imagem: Murilo Góes/UOL

Esse é um daqueles modelos que eu considero que estão fora da caixinha. Poucos pensam no Vitara como opção, basta reparar nas ruas. Entretanto, muitos sabem da boa reputação da marca japonesa, o que me resta concluir que só não compram por receio da revenda. Se você é daqueles que não se importam muito com isso e preferem ter um bem de uso que te agrade no presente momento, pense no Vitara como opção.

O motor é o moderno 1.4 turbo com câmbio automático de 6 marchas. Bastaria isso para ser melhor que o Tracker, mas o Vitara ainda conta com tração integral, 7 airbags, central multimídia com incríveis 10 polegadas, teto solar panorâmico e mais uma série de outros equipamentos.

A versão 4Style é a mais completa, e considerando apenas um ano de uso, seu preço cai de R$ 134 mil para R$ 107 mil. Nessa faixa de preço, a comparação é com as duas versões de topo do Tracker zero-quilômetro, a LTZ e a Premier.

Se for para comparar com os Trackers de entrada, basta descer alguns anos. Um Vitara 4Sport 2017, versão um pouco mais simples, mas com o mesmo conjunto mecânico, tem Tabela Fipe de R$ 83 mil.

Jeep Renegade Sport diesel 2016

Jeep Renegade - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos SUVs mais queridos do mundo, o Jeep Renegade tem nas versões de topo um interessante argumento de vendas, que é o motor a diesel. Com esse tipo de mecânica, a tração é nas quatro rodas e o câmbio automático tem 9 marchas. Um conjunto excelente, mas obviamente caro quando zero-quilômetro.

No mercado de usados, um Sport 2016 tem Tabela Fipe de R$ 78 mil, valor inferior ao de qualquer Tracker novo. Já um Longitude 2020, a Tabela Fipe vai para quase R$ 115 mil, valor um pouco superior ao do Tracker Premier. Ou seja, entre os modelos 2016 e 2020, tem muitas opções de Renegades a diesel, que podem ser comparados com qualquer uma das versões do novo Tracker.

Ford EcoSport 2.0 Titanium 2019

Ford Ecosport - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando o EcoSport chegou no mercado, não tinha concorrentes diretos. E isso durou uns bons anos, em que a Ford nadou de braçada. A concorrência foi chegando aos poucos e esse SUV ficou para trás. A segunda geração está queimada no mercado de usados por conta do problemático câmbio PowerShift, que deu muita dor de cabeça para os proprietários.

Ciente disso, a Ford trocou o câmbio do EcoSoport em 2018. No lugar, entrou um tradicional automático de 6 marchas. Junto com ele, veio o potente motor 2.0 de 176 cv.

Esse conjunto fez o EcoSport ficar bem interessante, ainda mais quando olhamos para a lista de equipamentos da versão Titanium, que tem 7 airbags, controles de estabilidade e tração, teto solar, central multimídia e vários outros sensores e auxílios para o motorista.

O mais incrível é o preço no mercado de usados. Um EcoSport 2.0 Titanium 2019 tem Tabela Fipe de R$ 73 mil, valor incrivelmente barato quando comparado com qualquer Tracker.