Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
10 carros usados com câmbio automático até R$ 60 mil odiados por mecânicos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os carros com transmissão automática estão cada vez mais presentes no nosso mercado. Zero-quilômetro, as opções de entrada já estão na faixa de R$ 80 mil.
Naturalmente, essa não é uma objeção para aqueles que não fecham os olhos para o mercado de usados. Com carros disponíveis para todos os gostos e bolsos, é possível fazer excelentes negócios.
Mas entendo que nem sempre o comprador tem condições de manter um carro automático, já que, em boa parte das vezes, as alternativas disponíveis são de categorias superiores, com custos de manutenções e seguro mais altos.
Para esses, o ideal é que escolham modelos de entrada equipados com esse tipo de transmissão. Até pouco tempo, isso não era possível. Contudo, na primeira metade da década passada, carros mais simples passaram a receber transmissões automáticas em algumas versões. Agora, eles passam a ser mais acessíveis no mercado de usados.
Na coluna desta semana, vou listar as melhores opções de carros automáticos com baixo custo de manutenção e que cujos preços se encontram entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
São veículos que dificilmente dão problema, especialmente no que se refere à transmissão. Por isso mesmo, dá para dizer que são "odiados" pelos mecânicos.
É sempre bom lembrar que eu nem considero os automatizados nas minhas listas, ainda mais quando não faltam opções de verdadeiros automáticos.
Chevrolet Onix e Prisma
Sucesso de vendas no mercado de novos, a dupla Onix e Prisma também é das mais desejadas no entre os automóveis usados e seminovos.
Desde o modelo 2014, ambos passaram a oferecer como opcional a transmissão automática de seis marchas nas versões com motor 1.4.
Na ocasião, muitos criticaram a insistência no antigo motor 1.4, mas a aplicação se mostrou certeira, já que o brasileiro valoriza modelos com simplicidade mecânica e baixo custo de manutenção. Com isso, são ótimas opções no mercado de usados para quem não quer ter surpresas.
Na faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, é possível escolher um desses dois, entre os anos de 2016 e 2018.
Toyota Etios hatch e sedã
O Etios saiu de linha, o que é uma pena para os fãs do modelo. Logo que foi apresentado, a maioria torceu o nariz para o design antiquado. No entanto, as qualidades mecânicas foram se evidenciando ao longo dos anos e o brasileiro aprendeu a admirar o que o compacto da Toyota tem de bom.
Na linha 2017, os motores 1.3 e 1.5 passaram por melhorias, os mostradores analógicos foram substituídos por painel digital e a transmissão passou a ter opção automática - trata-se da mesma caixa de quatro marchas que era utilizada no Corolla.
O mais barato dos Etios automáticos é a versão X do modelo 2017, que está exatamente na faixa dos R$ 50 mil, com carroceria hatch e motor 1.3. Entre esse valor e os R$ 60 mil, são várias as opções nas duas carrocerias.
A que chega no limite desse orçamento é a versão Platinum sedã modelo 2018, a mais completa do Etios, com equipamentos interessantes como controlador de velocidade e multimídia.
Nissan March e Versa
Assim como o Toyota Etios, os modelos de entrada da Nissan também receberam transmissão automática em 2017. Tanto March quanto Versa ganharam a ótima caixa do tipo CVT nas versões com motor 1.6.
O conjunto é ótimo. Diferentemente do que alguns ainda imaginam, tem baixo custo de manutenção, além de baixo consumo de combustível.
Um Nissan March SL CVT 2017, a versão mais completa do hatch, está na faixa dos R$ 50 mil e entrega mimos como multimídia com câmera de ré e ar-condicionado automático.
No caso do Versa, sedã campeão de espaço no banco traseiro, a versão Unique do modelo 2018, a mais completa, chega na faixa dos R$ 60 mil.
Hyundai HB20 e HB20S
Um dos pioneiros dos modelos de entrada com transmissão automática, o HB20 sempre disponibilizou essa comodidade como opcional nas versões com motor 1.6.
Os mais desejados são os carros a partir da linha 2016, que receberam a caixa de seis marchas no lugar da anterior, com apenas quatro velocidades. Com isso, o consumo de combustível passou a ser bem mais amigável.
A versão Comfort Plus 2016 do HB20 fica entre R$ 52 mil e R$ 55 mil. Já o sedã HB20S, na mesma versão, mas um ano mais novo, chega nos R$ 60 mil.
Volkswagen Gol e Voyage
Levou décadas para o VW Gol ter a disponibilidade de transmissão automática. Foi somente na linha 2019 que isso foi possível, para ele e para o Voyage.
Junto com o fantástico motor 1.6 16v, a caixa de seis marchas caiu como uma luva.
O custo de manutenção dos dois é reconhecidamente baixo.
O Gol automático 2019 tem preços entre R$ 56 mil e R$ 59 mil. Já o Voyage do mesmo ano encosta nos R$ 60 mil. São os modelos mais novos desta lista, portanto têm maiores chances de ser encontrados com bom estado de conservação e baixa quilometragem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.