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Carros estão caros? 5 modelos que mostram a perda no nosso poder de compra
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Quem tem acompanhado os últimos lançamentos deve ter reparado em uma fórmula bem semelhante entre os fabricantes. São as famosas pré-vendas, que conseguem ser eficientes mesmo com os preços dos carros nas alturas e sem que a montadora tenha a capacidade de entregar os pedidos de imediato.
Um dos lançamentos mais recentes foi a linha 2022 do Jeep Renegade, com um preço bem competitivo na versão de entrada, praticamente o mesmo de um Fiat Pulse Impetus, a versão mais completa.
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Um simples comparativo mostra que o Renegade é bem mais vantajoso, já que tem motor mais potente, mais itens de segurança, maior espaço interno e acabamento com melhor qualidade. Não deu outra: foram mais de 5 mil pedidos logo nas primeiras horas, um fenômeno.
O que muitos se perguntam é como pode um carro nessa faixa de preço conseguir atrair tantos compradores em tão pouco tempo. Não tenho a resposta para isso, mas sim a percepção de que estamos perdendo a referência dos preços, não só de automóveis, mas de qualquer outro produto que consumimos no dia a dia. A culpada se chama inflação, que se alimenta do nosso dinheiro sem que possamos perceber.
Para provar que o brasileiro está perdendo seu poder de compra, vou comparar os preços de alguns carros novos com os desses mesmos modelos em outro momento do seu ciclo de vida.
Fiat Argo
Lançado no ano de 2017, o Argo Drive 1.0 partia de R$ 46.800 e era preciso 50 salários mínimos daquela época para compra-lo. Hoje, o mesmo veículo nessa versão, sem nenhum equipamento a mais que seja relevante, parte de R$ 76.490, pouco mais de 63 salários mínimos.
Chevrolet Spin
O Spin parte para seu 10º ano de vida com poucas mudanças significativas. O modelo 2022 na versão Premier custa R$ 116.480. Já em 2012, ano do seu lançamento, uma versão similar seria a LTZ com transmissão automática, que custava R$ 54.690.
Se antes eram precisos quase 88 salários mínimos, hoje são precisos mais de 96 para comprar praticamente o mesmo carro.
Volkswagen Gol
O consagrado Gol hoje é vendido em versão única, com motor 1.0, por R$ 69.790 - equivalente a quase 58 salários mínimos.
Essa atual geração, conhecida com G6, foi apresentada em 2012, e o modelo de entrada, também com motor 1.0 e quatro portas, custava R$ 30.990 - já com opcionais para se equiparar com o modelo atual. Naquela época, pouco menos de 50 salários mínimos eram necessários para compra do Gol.
Toyota Corolla
O sempre caro Toyota Corolla teve a atual geração lançada há pouco tempo, no ano de 2019. Versão de entrada, a GLi partia de R$ 99.990, ou pouco mais de 100 salários mínimos.
Esse mesmo carro, nessa mesma versão e sem nenhuma melhoria significativa, hoje é oferecido por R$ 148.290, quase 50% mais caro em pouquíssimo tempo. Agora, são necessários mais de 122 salários mínimos para comprar o mais barato dos Corollas.
Peugeot 208
Todos reclamaram do preço do atual Peugeot 208 no seu lançamento em 2020, que era de R$ 74.990 na versão Active, a mais barata, já equipada com transmissão automática. Vendeu pouco nesse primeiro momento.
Esse mesmo carro, nessa mesma versão, hoje custa R$ 99.990 e até que passou a vender bem. Curioso que antes eram necessários pouco menos de 72 salários mínimos para adquiri-lo, enquanto hoje são mais de 82. Vai entender...
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