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Carros para gastar pouco: 7 bons automáticos seminovos por até R$ 60 mil

Colunista do UOL

24/02/2022 04h00

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Até pouco tempo atrás, carro com transmissão automática era um privilégio para poucos. Tinha que ter um bom orçamento para comprar um veículo zero-km, ou então recorrer às poucas opções no mercado de usados, geralmente de veículos da categoria dos médios para cima.

Esse cenário mudou bastante nos últimos dez anos, quando os fabricantes passaram a oferecer esse item de conforto em modelos mais simples como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, só para ficar em alguns exemplos. Rapidamente outros beberam dessa mesma fonte, já que era óbvio o crescimento da preferência nacional pelos carros automáticos.

Com o passar dos anos, esses modelos deixaram de ser novidades e foram aos poucos enriquecendo o mercado de usados, que hoje está recheado de ótimas opções.

Considerando carros com até cinco anos, já é possível comprar alguns que custam menos que os mais baratos dos carros nacionais do momento, Fiat Mobi e Renault Kwid. Na coluna dessa semana, eu reuni sete opções com preços que estão na faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Toyota Etios - Divulgação - Divulgação
Toyota Etios X 2017
Imagem: Divulgação

Toyota Etios X 1.3 2017

Quem procura um automático que tenha no máximo cinco anos e quer pagar o menor valor possível nem precisa olhar as próximas opções. O Toyota Etios é o mais barato de todos, em sua versão de entrada "X" com motor 1.3 16v.

No modelo 2017, primeiro a oferecer a caixa automática de 4 marchas como opcional, o Etios tem Tabela Fipe de R$ 51 mil. É quase um consenso que seu visual não é dos melhores, mas o carro é tão bom, que a gente até esquece desse detalhe.

Apesar dessa versão ser a mais simples, estão presentes a direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Outras mudanças relevantes no modelo 2017 foram a adoção do painel digital e melhorias nos motores, que ficaram mais potentes. Por R$ 5 mil a mais, dá para considerar a versão "XS", que vem com motor 1.5 16v, sistema de som e controlador de velocidade.

Citroen C3 - Divulgação - Divulgação
Citroën C3
Imagem: Divulgação

Citroën C3 Attraction 2018

O segundo mais barato tem visual mais atraente e excelente relação custo/benefício. O Citroën C3 tem opção de transmissão automática desde 2008, mas foi somente a partir do modelo 2018 que passou a ser interessante, já que trocou a problemática caixa de 4 marchas por outra de 6 marchas, bem mais confiável.

A versão de entrada Attraction tem Tabela Fipe de R$ 53 mil e já vem até com ar-condicionado automático e central multimídia com espelhamento de celular.

O motor é o conhecido 1.6 16v, que não é dos mais econômicos, mas considerando o que o carro entrega e o preço que se cobra, vale a pena considerar o C3.

As versões mais completas, Tendance e Exclusive, são bem mais caras e custam R$ 61 mil e R$ 62,5 mil, respectivamente. Acrescentam itens interessantes, como para-brisa Zenith e rodas de liga leve, mas não valem a pena por conta dessa grande diferença de preço.

Nissan March - Divulgação - Divulgação
Nissan March
Imagem: Divulgação

Nissan March SV 2017

Em terceiro lugar está o finado Nissan March, que infelizmente saiu de linha, mas que deixou saudades, pelo menos para mim. Assim como o Etios, passou a ter opção da transmissão automática para o modelo 2017, com a diferença de ser do tipo CVT. Ela caiu como uma luva no modelo, que continuou sendo bem econômico, mesmo com o forte motor 1.6 16v.

A versão "SV" tem Tabela Fipe de R$ 54 mil e já vem bem completa, com direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som.

Mas atenção: vale a pena considerar a versão "SL", que custa apenas R$ 1 mil a mais, e conta com várias melhorias, como ar-condicionado automático, central multimídia com câmera de ré e revestimento de tecido de melhor qualidade.

Peugeot 208 - Divulgação - Divulgação
Peugeot 208
Imagem: Divulgação

Peugeot 208 Allure 2018

Parente direto do Citroën C3, o Peugeot 208 também ganhou a transmissão automática de 6 marchas no modelo 2018, junto ao mesmo motor 1.6 16v que ainda equipa o 208 zero-km.

O pacote de equipamentos é dos melhores dessa lista, já que inclui airbags laterais, teto panorâmico, ar-condicionado automático de duas zonas, controlador de velocidade e central multimídia com espelhamento de celular, tudo isso desde a versão mais simples, a Allure, que tem Tabela Fipe de R$ 57 mil.

Acima dessa versão ainda tem a Griffe, que chega quase nos R$ 70 mil e pouco oferece a mais, além de ficar bem além do limite de preço dessa lista. Definitivamente, não vale a pena esses R$ 13 mil a mais.

Chevrolet Onix - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Onix
Imagem: Divulgação

Chevrolet Onix LT 2017

O campeão de venda dos últimos anos cobra o preço da fama no mercado de usados. Analisando friamente o que oferece e o preço que se cobra, não vale a pena diante de outros que já foram citados aqui. Mas, para aqueles que valorizam liquidez e baixa desvalorização, estará bem servido com o Onix.

O modelo 2017 é dos mais interessantes, não só pela leve reestilização da carroceria, mas por melhorias no motor, que ficou mais eficiente, na assistência da direção, que passou a ser elétrica, e na central multimídia, que ganhou espelhamento de celular.

A transmissão automática de 6 marchas só faz conjunto com o motor 1.4 8v, modesto no desempenho, mas com baixo custo de manutenção. A versão "LT", tem tabela Fipe de R$ 61,5 mil para o modelo 2017, um pouco acima do limite dessa lista, mas dentro de uma margem de negociação para se chegar nos R$ 60 mil redondos. A versão "LTZ" chega nos R$ 65 mil, e pouco oferece a mais para compensar esse investimento maior.

Hyundai HB20 - Divulgação - Divulgação
Hyundai HB20
Imagem: Divulgação

Hyundai HB20 Comfort 2017

Nesse ano de 2022 o Hyundai HB20 completa 10 anos de mercado e tem muito o que comemorar. Desde o lançamento, já dispunha da transmissão automática como opcional, sempre nas versões com motor 1.6 16v, mas ela tinha apenas quatro marchas e o carro ganhou fama de ser gastão.

No modelo 2016, a transmissão passou a ter seis marchas e melhorou bastante nesse quesito, mas como estou considerando apenas carros usados com no máximo cinco anos, vou pegar o modelo 2017 como exemplo, que tem Tabela Fipe de R$ 61,5 mil na versão Comfort, e vem equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas.

A central multimídia tem espelhamento, mas era um item opcional, portanto vale a pena se atentar a isso, já que o valor de tabela é o mesmo. Assim como o Onix, cobra caro pela boa fama que tem no mercado e está longe de ser a melhor opção, na minha opinião.

VW Gol -  DIvulgação  -  DIvulgação
VW Gol
Imagem: DIvulgação

Volkswagen Gol MSI 2019

Última opção, o VW Gol automático empata no preço com o Onix e o HB20, os mesmos R$ 61,5 de Tabela Fipe. Mas tem uma boa vantagem em relação a eles e a todos os demais dessa lista, que é o fato de ser modelo 2019, algo importante para quem quer pagar pouco no modelo mais novo possível.

Esse foi o primeiro ano do Gol com transmissão automática de verdade, no caso uma caixa de 6 marchas, a mesma que equipa quase todos os VW da atualidade.

É o bom e velho Gol, sem muitos luxos, mas com reconhecida robustez e baixo custo de manutenção. O motor é o excelente e eficiente 1.6 16v, o mesmo de algumas versões de Fox, Polo, Virtus e Golf.

Conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. A versão é única, mas conta com pacotes de opcionais, sendo a central multimídia com espelhamento de celular o item mais importante e que vale a pena considerar na procura, já que o preço de tabela é o mesmo.