Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Completos e baratos: 8 carros usados com câmbio automático e multimídia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando comprei meu primeiro carro, minhas exigências eram mínimas. O escolhido foi um Fiat Prêmio 1994 com direção sem assistência, manivela para abrir os vidros e ventilação forçada. Pelo menos tinha um "motorzão" 1.5 que não fazia feio para um recém-habilitado - e a cor era tão vermelha como uma Ferrari.
Passados mais de vinte anos, minhas exigências são outras e agora não abro mão do ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas. Convenhamos que esse é um kit básico que provavelmente o leitor também exige na hora de escolher um carro.
Mas tem mais dois itens que caíram no gosto do brasileiro e estão cada vez mais presentes em nossos carros: central multimídia e transmissão automática.
Tenho percebido essas exigências nas consultorias que faço. No caso da transmissão, é até fácil lembrar quais modelos são automáticos, anos que são mais vantajosos e as referências de preços. Mas no caso da central multimídia, aí a mente embaralha e é preciso recorrer às pesquisas para não falar besteira.
E não pode ser qualquer multimídia. Tem que ter, pelo menos, conectividade do tipo Android Auto e Apple CarPlay, para que o celular possa ser espelhado na tela, permitindo que o mesmo não tenha que ficar preso em algum suporte no painel. Apesar de nenhum dos meus seis carros ter esse tipo de multimídia, já guiei vários assim e reconheço que é algo bem conveniente.
Sendo assim, para facilitar minha vida nas próximas consultorias e também para que sirva como guia de referência aos que procuram um carro automático com central multimídia de série com Android Auto e Apple Car Play, segue uma lista com os modelos mais baratos no mercado de usados por ordem decrescente de preço.
Renault Sandero Zen 1.6 CVT 2020
O mais caro da lista também é o mais novo de todos. A Renault passou a equipar o Sandero com transmissão automática de verdade a partir do modelo 2020, mas durou pouco - tanto que hoje essa configuração não está mais disponível.
O motor é o 1.6 16v e o câmbio é do tipo CVT. Já na versão mais simples com esse conjunto, a Zen, está presente a central "Media Evolution", além de airbag lateral. O preço sugerido na Tabela Fipe, é de R$ 67.600.
Nissan March SL 1.6 CVT 2019
O March já saiu de linha, infelizmente, mas ainda é uma opção a ser considerada no mercado de usados. A versão SL sempre contou com central multimídia, mas foi só a partir do modelo 2019 que evoluiu para a versão batizada de "Multi-App", com Android Auto e Apple Car Play.
A versão SV, mais simples, também poderia ter essa central como opcional, mas somente na SL era de série. Com o motor 1.6 e a transmissão automática do tipo CVT, o modelo 2019 tem Tabela Fipe de R$ 65.100
Hyundai HB20 Ocean 1.6 automático 2017
Com quase dez anos de Brasil, o Hyundai HB20 já se consolidou no mercado e tem ótima aceitação, tanto que consegue segurar bem os preços, ou seja, tem baixa desvalorização. Prova disso, é que nessa lista ele aparece como o terceiro mais caro, mas é dos mais antigos.
Precisei recorrer ao modelo 2017, o primeiro a ter a central "blueMedia" como equipamento opcional na versão Premium, e de série na edição limitada Ocean, que também tinha como opção a transmissão automática, já de seis marchas nesse ano. Por um HB20 Ocean 1.6 automático, a Tabela Fipe é R$ 64.100.
Fiat Argo Precision 1.8 automático 2018
O Argo é um dos modelos mais vendidos no nosso mercado, mas a maioria usa os motores 1.0 e 1.3 que nunca foram equipados com transmissões automáticas de verdade.
Para essa lista sobrou para o Argo Precision 1.8, esse sim equipado com a transmissão automática de seis marchas, e que já vinha de série com a central multimídia UCONNECT desde o seu lançamento em 2017, como modelo 2018. A Tabela Fipe desse modelo é R$ 64 mil, e vale destacar que é um dos únicos dessa lista com controles de estabilidade e tração.
Ford Ka SE Plus 1.5 automático 2019
Não fosse o fato de a Ford ter parado de fabricar o Ka, poderia dizer que é um dos melhores custos-benefícios dessa lista, já que é dos mais baratos e novos. Para quem não se importa com isso, pode considerar o Ka, e provavelmente vai gostar do ótimo conjunto do motor 1.5 com a transmissão automática de 6 marchas, disponível a partir da versão SE do modelo 2019, quando a carroceria foi reestilizada.
Mas atenção: para ter a central Sync 3, com as conectividades exigidas nessa lista, é preciso considerar a versão SE Plus. A Tabela Fipe é R$ 61.800.
Chevrolet Onix LT 1.4 automático 2017
Por conta das mudanças no mercado pós-pandemia, o Onix perdeu a liderança, mas não restam dúvidas que é um dos mais procurados no mercado de usados. Assim com o HB20 Ocean, é o mais antigo dessa lista a contar com multimídia com Android Auto e Apple Car Play, presente na segunda geração do MyLink no modelo 2017, uma prova que a Chevrolet já estava atenta a essa necessidade do mercado e provavelmente um dos motivos do Onix ter vendido tanto.
Na versão LT, equipada com motor 1.4 e transmissão automática de 6 marchas, a Tabela Fipe é de R$ 60.800.
Peugeot 208 Allure 1.6 automático 2018
Chegando aos mais baratos da lista, já abaixo dos R$ 60 mil, temos os dois modelos da antiga PSA. O primeiro é o Peugeot 208, mais caro, mas também mais equipado, contando inclusive com teto solar panorâmico e airbags laterais.
Mas para essa lista o que importa é a transmissão automática, que aqui tem seis marchas, e a central multimídia, que no modelo 2018 passou a ter Android Auto e Apple Car Play. O motor é conhecido 1.6 16v, e a Tabela Fipe é R$ 59.300.
Citroën C3 Attraction 1.6 automático 2018
O mais barato da lista, e por sinal bem mais que os outros, parece não ser bem aceito no mercado, motivo das poucas ofertas disponíveis e do preço baixo. Mas não se engane, o modelo conta com o mesmo conjunto de motor 1.6 e transmissão automática de seis marchas do Peugeot 208 citado acima.
É mais simples nessa versão Attraction, inclusive com singelas calotas, mas conta com a boa central multimídia e ar condicionado automático. Por R$ 53.600 sugeridos pela Tabela Fipe em um modelo com apenas quatro anos de uso, demonstra ser uma ótima opção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.