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Fastback x Cronos: vale trocar o sedã e gastar R$ 50 mil a mais pelo SUV?

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Colunista do UOL

13/10/2022 04h00

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Estava no Salão do Automóvel de 2018 quando o Fiat Fastback deu as caras pela primeira vez. Era um carro conceito com estilo próprio, mas com porte e visual que sugeriam ser algo baseado na picape Toro.

Passados quatro anos, o Fastback finalmente ganhou as ruas, e a quantidade de carros vendidos nessas primeiras semanas indica que ele caiu no gosto do brasileiro. Porém, quem esperava algo próximo com aquele conceito apresentado em 2018 vai se decepcionar ao saber que o produto final está mais para um Fiat Cronos do que para uma Toro, pelo menos nas dimensões da carroceria e no nível dos matérias utilizados nos acabamentos internos.

Não que o Cronos seja ruim, muito pelo contrário. Posso até afirmar que tem uma das melhores relações custo/benefício do mercado de novos. Sendo assim, dizer que o Fastback é quase um Cronos mais altinho não chega a ser nenhum demérito. O problema, pelo menos na minha percepção, está no seu preço.

Fiquei alguns dias com a versão topo de linha do Fastbacks, a Limited Edition, única até o momento com o motor 1.3 turbo. Nessa configuração são R$ 154,4 mil, valor bem próximo dos R$ 158,7 mil de uma Toro Freedom, versão intermediária da picape com o mesmo motor.

Já o Cronos na versão Precision, a mais cara do modelo, custa "apenas" R$ 101,6 mil, uma diferença de preço tão grande que me motivou a tentar entender o que justifica pagar tão caro pelo Fastback.

Tamanho da carroceria

Sei que tamanho não é documento, mas é algo para se considerar na hora de encaixar um modelo em uma categoria. A carroceria do Fastback é bem "musculosa" e engana quem não anda com uma fita métrica no bolso. Ele consegue passar a sensação de ser maior do que é, mas basta olhar a ficha técnica para comprovar que o entre-eixos é praticamente o mesmo do Cronos, ou seja, a cabine é bem menor do que a carroceria inflada sugere.

Muito se falou do porta-malas, que de fato é enorme e merece elogios. Mas o do Cronos também é. Inclusive, pela medição padrão com blocos, o Cronos vence por nove litros. Definitivamente o Fastback não entrega mais que o Cronos nesse comparativo.

Equipamentos

A Fiat recheou o Fastback de equipamentos. Além das coisas óbvias, a versão Limited Edition entrega rodas de 18 polegadas, faróis e lanternas em LED, rebatimento elétrico dos retrovisores, controlador de velocidade, borboletas atrás do volante para trocas manuais do câmbio, cluster digital com várias funções no computador de bordo, multimídia enorme que dispensa fio para espelhar e carregar o celular, ar-condicionado automático, estofamento em couro e vários sensores de segurança para condução.

São equipamentos interessantes, mas o modelo derrapa por não oferecer airbags de cortina, teto solar, iluminação nos espelhos do quebra-sol, ajuste lombar nos bancos e apoio de braço no banco traseiro. Também falta refinamento nos materiais internos, já que tem plástico duro espalhado por toda a parte, prejudicando o isolamento acústico.

O Cronos Precision não é tão recheado, mas não faz feio e oferece tudo o que de fato precisamos. Digamos que, na ponta do lápis, os mais de R$ 50 mil que separam esses dois carros não podem ser justificados pela lista de equipamentos.

Mecânica

Com turbo, injeção direta de combustível e cabeçote multiválvulas, o motor 1.3 do Fastback entrega o dobro de torque que o 1.3 aspirado do Cronos. Também vem muito mais potência, portanto o SUV é bem mais ágil que o sedã em qualquer situação.

Nessas versões completas ambos são automáticos, com a diferença do Fastback utilizar caixa convencional de seis marchas com conversor de torque e o Cronos utilizar caixa CVT que simula sete marchas, também com conversor de torque.

Os motoristas estradeiros vão adorar o Fastback, que acelera e retoma com muito vigor. Já quem roda bastante em ciclo urbano não deve sentir tanta diferença. Será que está aqui a justificativa do SUV custar tão mais caro? Acho que não, já que a base do motor é praticamente a mesma e a Fiat nem caprichou nos freios e suspensão do Fastback, que tem a mesma configuração do Cronos.

Imagem que passa

O Cronos não é nenhuma novidade. Mudou pouco nesses anos e passa despercebido pelas ruas. É o típico carro de locadora ou de motoristas de aplicativo. Na minha modesta opinião, seu design é até mais bem resolvido que o do Fastback, mas esse novo modelo da Fiat chama muito mais atenção nas ruas. Percebi isso nas inúmeras vezes que notei pessoas parando para olhar e perguntar do carro.

Ser mais altinho e musculoso transmite a imagem de um carro mais caro, e isso inflama o ego do dono, que passa a ser reconhecido como alguém bem sucedido. Carro por carro, Fastback e Cronos são bem mais semelhantes do que a Fiat quer que sejam, mas no quesito imagem a distância entre eles é definitivamente bem generosa. Talvez esteja aqui a justificativa de custar tanto.

Ok, não vamos colocar tudo aqui, já que listei outras vantagens acima de coisas objetivas, possíveis de serem calculadas e que, ao meu ver, não refletem no preço final. Mas é aqui na imagem, algo completamente subjetivo, que o Fastback faz com que a conta do preço feche. Ponto para a Fiat, que vai faturar muito mais com o novo SUV, um Cronos recheado com preço de Toro.