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Ninguém é perfeito: 5 defeitos que você deve perdoar ao comprar carro usado

Colunista do UOL

17/11/2022 04h00

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Nunca foi fácil comprar carros usados. As pegadinhas são tantas, que algumas pessoas preferem somente veículos zero km, mesmo cientes de desvantagens como preço mais alto e maior desvalorização nos primeiros anos. Ainda assim, hoje é possível contratar profissionais para fazerem isso ou contar com a ajuda de empresas de vistoria, minimizando os riscos da compra de um usado ruim.

Carros usados nunca serão carros novos, uma obviedade que nem todos compreendem. Quem quer se beneficiar dos preços mais baixos ou da possibilidade de comprar modelos de categorias superiores no mercado de usados precisa ter um grau de tolerância e aceitar que nem tudo será exatamente como quer.

Enquanto no mercado de novos é possível sentar em uma mesa de concessionária e configurar o carro do jeito que quiser, com a certeza que receberá um produto sem absolutamente nenhum detalhe - pelo menos na teoria -, no mercado de usados é preciso lidar com o que está disponível no momento. A seguir, alguns pontos que não precisam ser considerados na compra de um usado.

Combinação de cores

Não gosto de carros pretos. Podem até ser bonitos de se ver, mas difíceis de manter. Sujeiras, riscos e ralados aparecem com muito mais facilidade em um carro preto. Mesmo assim, hoje estou no meu terceiro carro preto. Gostaria que fossem azuis, vermelhos, ou qualquer outra cor da minha preferência, mas no mundo real dos carros usados nem sempre dá para escolher a cor.

Tento passar isso para clientes que querem escolher a cor do carro usado, para que entendam que essa não é uma escolha racional. É preferível aquele usado de qualquer cor em ótimo estado de conservação do que um mais ou menos na cor da sua preferência.

As coisas pioram, quando o pedido inclui a cor do interior, como por exemplo, um Hyundai Azera 2012, branco com interior caramelo. Como se já não fosse difícil conseguir um bom sedã grande de luxo com 10 anos de uso, tem que ser na combinação dos sonhos.

Versão e opcionais

Uma das vantagens do mercado de usados é conseguir versões mais completas por preços até mais baixos do que o mesmo carro no mercado de novos em sua versão mais simples. Mas, para quem realmente quer um carro bom, que não dê dores de cabeça, não pode colocar isso como condição indispensável.

É claro que não dá para abrir mão de equipamentos como ar-condicionado, direção assistida e, dependendo do uso, câmbio automático. Mas, são perfeitamente dispensáveis itens como teto solar e estofamento em couro, por exemplo. São vários os pedidos em que o cliente faz questão deles, mas mais uma vez, eu preciso explicar que o importante é a qualidade geral do carro. Se cair no colo um excelente usado sem esses opcionais ou de uma versão mais simples, não tem como recusar.

Quilometragem

Esse é um ponto polêmico, que resulta na prática criminosa de adulterar a quilometragem do carro. Na teoria, quanto mais um carro roda, mais ele se desgasta. Na prática não é bem assim, pois depende de como foi feito o uso e se as manutenções estão em dia.

Sendo assim, não há motivos para recusar um carro "estradeiro" que já passou dos 100 mil km e tem rico histórico de manutenção, e escolher outro com metade dessa quilometragem, mas usado somente em ciclo urbano e sem histórico de manutenção.

Para resumir, não recomendo que o comprador de um usado queira considerar apenas carros com um limite de quilometragem. É preciso ter olhos abertos para boas oportunidades, independentemente de quanto rodou.

Único dono

É um mito que carros que tiveram apenas um dono são melhores. Até posso concordar que as chances são maiores, já que o primeiro dono tende a ter boa condição financeira para manter o carro, mas isso está longe de ser uma regra.

Já vistoriei inúmeros carros de únicos donos em péssimo estado de conservação, e tantos outros que passaram pelas mãos de alguns donos e estavam ótimos. Se quiser utilizar esse ponto como um critério de desempate entre dois usados com a mesma qualidade, eu até entendo. Mas acho bobagem querer que seja assim por regra.

Reparos simples

Você pode ser extremamente cuidadoso com o carro que cedo ou tarde vão aparecer ralados nos para-choques e rodas, batidinhas de portas nas laterais, e por aí vai. Faz parte do mundo real.

Claro que eu gosto de carros impecáveis, sem absolutamente nenhum detalhe, mas são exceções. Quanto mais os anos se passam, maiores as chances de novas marcas de guerra. E para quem quer um usado, é preciso aceitar esses detalhes que demandam reparos simples. Somente os casos de batidas mais fortes, onde a estrutura do carro foi comprometida, devem ser evitadas.

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