Topo

Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Menos é mais? Por que Chevrolet tem optado por motores "simples" nos carros

Colunista do UOL

20/03/2023 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na contramão do uso da moderna injeção direta de combustível, a Chevrolet tem sido conservadora nos seus motores de entrada e continua com o bom e velho sistema de injeção indireta. Mas isso é bom ou ruim?

Aproveitei que uma Chevrolet Montana está passando uns dias na minha garagem para tocar nesse assunto. O motor escolhido é o mesmo 1.2 que já vinha sendo utilizado no SUV Tracker. Com turbo, atinge 133 cv, bons números para uma picape com pouco mais de 1.300 kg, e poucas pretensões esportivas.

Desde que essa família de motores foi apresentada, na atual geração do Onix, muitos criticaram pelo fato de a Chevrolet não ter colocado injeção direta, que provavelmente contribuiria para que o motor fosse ainda mais eficiente, ou seja, mais desempenho e menor custo de combustível.

Assista ao vídeo para entender de uma vez por que essa simplicidade do motor da Chevrolet pode ajudar bastante seus modelos no futuro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.