Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Por que está cada vez mais difícil comprar um bom carro barato
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No início dessa semana, eu publiquei um vídeo aqui para o UOL Carros onde listo pelo menos cinco opções de carros na faixa dos R$ 20 mil, em uma tentativa de mostrar que existem opções realmente "populares", que cabem no bolso no momento da compra e também nas manutenções.
Mas também deixei claro que procurar carros usados nessa faixa de preço é das tarefas mais difíceis. Precisa de conhecimento e paciência para não cair em uma cilada - que para um público que já está com a grana curta pode significar a falência.
Então decidi listar as principais dificuldades com que nos deparamos quando estamos procurando um carro barato e que servem como pontos de atenção no momento da avaliação.
Débitos pendentes
É impressionante a quantidade de carros que estão com débitos que ultrapassam o valor de mercado do próprio carro. Nos classificados, os anunciantes desse tipo de carro deixam algumas mensagens subliminares como "só para andar no bairro", "bom para roça" e "atrasadinho".
Com não vale a pena regularizar esses veículos, que rodam na sorte de não serem pegos pelas autoridades, é uma compra de altíssimo risco. Obviamente não recomendo que o leitor embarque nessa, afinal de contas, cedo ou tarde, o dono de um carro como esse vai se dar mal.
Procedência duvidosa
Boa parte dos anunciantes deixa claro que o DUT está em branco, ou seja, o Documento Único de Transferência não está preenchido no nome de ninguém e o carro pode ser transferido a qualquer momento. Ótimo, uma coisa a menos para o comprador se preocupar.
Porém, é comum nos anúncios de carros baratos o documento estar preenchido no nome de um terceiro, que às vezes o vendedor nem conhece. Claro que está tudo errado e não recomendo que ninguém arrisque entrar nessa cilada.
Problemas mecânicos
Carros baratos e problemas mecânicos sempre andam juntos. O que devemos nos atentar é à gravidade e à complexidade desse problema. Por isso, é importante escolher mecânicas simples e consagradas no nosso mercado.
A facilidade e o baixo custo da mão de obra são pontos fortes na escolha de um carro barato. Ou seja, mesmo com problemas, nem sempre é preciso muito investimento para deixá-los novamente confiáveis.
Estrutura
Quanto mais antigo o carro, maior a chance de sua estrutura estar comprometida. Normalmente diria que apenas uma forte colisão pode afetar a estrutura de um carro, mas nesses antiguinhos o tipo de uso e o tempo costumam ser cruéis. Alguns modelos são famosos por apresentar trincas em determinados pontos da carroceria.
Não é fácil descobrir isso, já que por vezes está escondido em alguma parte de difícil acesso do carro. Esse é um ponto que me preocupa bastante e é uma das primeiras perguntas que faço ao vendedor. Além disso, tem os famosos "podres", que são pontos de ferrugem que se alastram e parecem não ter fim, inviabilizando a compra.
Reformas mal feitas
Desconfie de carros baratos que aparecem brilhantes e reluzentes nas fotos. "Como assim?", deve estar pensando o leitor. Meu amigo, estamos falando de carro barato, e se ele está muito bonito nas fotos é provável que tem coisa escondida por baixo da beleza.
São grandes as chances da pintura ter sido toda refeita, algo que pode parecer inofensivo, mas pense que o custo da funilaria e pintura de um carro, costuma ser o processo mais caro de uma reforma ou restauração. Se o carro passou por isso e está sendo anunciado por um preço baixo, é porque o serviço foi feito de uma maneira econômica, ou seja, sem capricho algum e com materiais de baixa qualidade.
Não vai demorar para a massa plástica utilizada na carroceria começar a trincar, por vezes revelando ferrugens que foram apenas escondidas, e nem para a pintura começar a queimar. Eu prefiro pegar um carro honesto, com suas marcas do tempo, do que um mal reformado, que não sei o que está escondido.
Ar-condicionado
Ele pode até aparecer na descrição do anúncio, mas são grandes as chances de o ar-condicionado de um carro barato não estar funcionando devidamente. E não caia no conto do "só precisa colocar gás", pois nunca é apenas isso.
Geralmente o reparo é caro, principalmente quando envolve componentes como o compressor - motivo da maioria dos donos de carros baratos optar por não arrumar. Se você está atrás de um carro barato, não coloque esse equipamento como sendo algo fundamental nas suas buscas.
Pneus
Nem pergunto mais sobre a condição dos pneus de um carro barato, pois sei que quase sempre estão ruins. É torcer para que atenda o mínimo exigido nas vistorias do Detran, e nada mais. Porém, óbvio que não devemos continuar com eles assim, portanto é fundamental deixar uma reserva para a substituição.
Golpes
Eles estão lá nos classificados, e infelizmente algumas plataformas pouco fazem para inibi-los. Se acessar agora, nesse exato momento, sei que vou me deparar com alguma raridade com valor bem atrativo. Nem perco meu tempo tentando entrar em contato com o vendedor, pois é certo que se trata de um golpe.
Meu amigo, não seja ingênuo. Com tantas referências de preço, não é possível que alguém que tenha um bom carro aceite vendê-lo por uma parcela daquilo que ele vale de fato.
Isso se estende aos que colocam condições pra lá de atrativas, como simulação de financiamento com juros irrisórios, garantia maior que a estabelecida por lei, frete grátis ou pagamento de valor Fipe num possível carro que estiver entrando na troca. Claro que é golpe, vire a página e vá para o próximo anúncio.
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