Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Nada de 0 km: veja 5 carros usados melhores do que 'popular' de R$ 120 mil
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Acabou o mistério. Nas últimas semanas, era grande a expectativa de quanto seriam os descontos nos preços dos carros, após anúncio de um programa de concessão de créditos tributários do governo federal para as fabricantes de veículos.
Assim que a medida provisória foi assinada, na última segunda-feira (5), rapidamente as montadoras começaram a divulgar suas novas tabelas de preços.
Vale dizer que existem algumas regras para a concessão dos descontos - dentre elas, o preço máximo de R$ 120 mil.
É sobre esses automóveis mais caros que vou falar nesta coluna.
Como o leitor já deve estar acostumado, eu sempre dou um jeito de encontrar melhores opções no mercado de usados, mesmo em um momento de descontos como esse.
Consegui separar cinco opções bastante interessantes, que estão na faixa que vai de R$ 80 mil até o teto de R$ 120 mil.
Citroën C4 Cactus usado é melhor do que C3 novo
O Citroën C3, em sua versão Feel com motor 1.6 e câmbio manual está com preço na faixa de R$ 85 mil.
O carro é atual, foi lançado recentemente e surpreende no aproveitamento do espaço interno. Porém, empobreceu bastante no acabamento, quando comparado com os C3 do passado.
Se você quiser mais qualidade pelo mesmo preço, pode continuar na mesma marca e subir um degrau de categoria.
O médio C4 Cactus, maior e mais refinado, tem Tabela Fipe de R$ 82 mil na versão Feel 2021 - que, inclusive compartilha o mesmo motor 1.6 do C3.
Porém, traz o diferencial do câmbio automático de seis marchas, algo que o C3 novo só entrega em uma versão R$ 9 mil mais cara do que a manual.
Renegade seminovo ou Pulse zero?
O Fiat Argo bombadão, mais conhecido como Pulse, agora está custando R$ 90 mil em sua versão de entrada, a Drive 1.3 com câmbio manual.
O modelo tem ido bem nas vendas, mas não passa de um hatch pequeno com acabamento simples.
Com esse mesmo valor, o mercado de usados oferece o Jeep Renegade 2021, já com câmbio automático.
Nesse ano, ele ainda utilizava o motor 1.8 aspirado, mais simples e barato de manter que o atual turbo. O espaço interno é muito superior ao do Pulse, além do acabamento mais refinado.
Nada de Virtus 0 km: vá de Yaris usado
O recém reformado Volkswagen Virtus, agora tem a opção de câmbio manual com motor turbo, justamente na versão de entrada TSI, com preço de R$ 99 mil.
O carro é bonito, espaçoso e divertido de ser guiado, mas caro demais para um sedã manual.
Quem precisa de um sedã automático e não quer fugir desse valor pode considerar o excelente Toyota Yaris Sedan, especialmente na versão XLS 2022, a mais completa do modelo, que conta até com teto solar.
Captur ao invés do C4 Cactus
É preciso desembolsar R$ 110 mil para levar um Citroën C4 Cactus zero-quilômetro para a sua garagem.
Veja que ele já apareceu como usado em um exemplo acima, mas o novo está custando quase R$ 30 mil a mais.
Quando novo, deixa de ser interessante, justamente por ter preço próximo ao de alguns SUVs turbo no mercado de usados.
Um deles é o Renault Captur com o eficiente motor 1.3 turbo, que atinge incríveis 170 cv.
A versão intermediária Intense tem Tabela Fipe de R$ 120 mil, porém não faltam anúncios desse modelo por R$ 110 mil - mesmo valor de um C4 Cactus novo.
Compass seminovo ou Renegade 0 km?
Até mesmo o Jeep Renegade conseguiu se beneficiar dos descontos e agora parte de R$ 116 mil na versão de entrada.
Equipado com o moderno motor 1.3 turbo, tem vendido bem como sempre.
Para quem precisa de mais espaço, um Jeep Compass zero-quilômetro começa em R$ 175 mil, uma diferença muito grande.
Sendo assim, é preciso recorrer ao mercado de usados, que oferece Compass Longitude 2020 pelo mesmo preço do Renegade novo.
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