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Acessórios polêmicos: 9 itens que valorizam ou complicam carro na revenda

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Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

22/06/2023 12h00

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Uma das artimanhas para baratear um carro é deixar nas mãos das concessionárias a venda e instalação de equipamentos extras. Acontece com frequência em carros de entrada ou naqueles que não podem passar de um valor específico para gozar de benefícios, como os modelos para pessoas com deficiência (PCD).

Isso fez surgir casos bizarros como os de SUVs sem tampão do porta-malas ou calotas nas rodas. Como ninguém quer deixar o bagageiro desprotegido ou andar de carro novo com rodas genéricas, acaba pagando por esses itens por fora.

Esses são só alguns exemplos, mas basta visitar os sites dos fabricantes para verificar a enorme quantidade de equipamentos e acessórios que podem ser vendidos a parte. Se ampliarmos o leque para os que são oferecidos por outras empresas, a lista não acaba, tamanha a variedade e criatividade para deixar um carro mais equipado.

Mas é bom ter em mente que nem tudo pode agradar os próximos donos, portanto aquilo que você considera útil ou bonito pode desvalorizar seu carro aos olhos de quem acha as alterações inúteis ou feias.

Na coluna dessa semana vou listar alguns itens que valorizam e outros que fazem carro usado perder valor na revenda.

Adereços aerodinâmicos

O aerofólio só é útil em carros que têm proposta esportiva - Foto: Shutterstock - Foto: Shutterstock
Imagem: Foto: Shutterstock

Os acessórios aerodinâmicos mais comuns são spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólios. Sabemos que, na prática, são mais estéticos do que funcionais nos carros que não são legítimos esportivos, mas isso não vem ao ponto.

Se o resultado for discreto ou oferecido de fábrica em versões superiores, a presença destes itens não afeta o valor do veículo e podem até ajudar na revenda de um carro mais simples. Porém, caso fuja do padrão de originalidade do veículo, estes acessórios podem dificultar a revenda. Mesmo que não interfira no valor final, certamente vai afastar uma maioria que busca originalidade.

Sensores de estacionamento

Opa! Audi se tocou que um carro como o A4 não pode deixar de ter sensor de estacionamento. - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

São ótimos quando saem de fábrica, mas nem tanto quando instalados depois. É comum avaliar carros cujos sensores não são originais e não funcionam adequadamente.

Mesmo assim, trata-se de um item que certamente valoriza a revenda. Só não é bem visto quando a instalação não é realizada corretamente, a ponto de interferir na estética do carro, como furos mal feitos e descentralizados, ou display mal colados no painel.

Rodas maiores

O mercado de rodas de liga leve já foi bem mais aquecido. Hoje percebo que a maioria dos carros permanece com o conjunto que saiu da fábrica. Aos que optam por colocar rodas de liga leve, certamente estará valorizando o veículo se optar por modelos que sejam os mesmos encontrados em versões superiores.

Por exemplo, substituir as calotas de um Fiat Argo de entrada por rodas das versões mais caras vai deixá-lo mais atraente na revenda. Porém, o mesmo não acontece quando as rodas escolhidas não são modelos originais do carro. Quando se opta por colocar rodas com medidas e desenho fora do padrão de fábrica, prejudica mais ainda a revenda, que vai limitar a venda somente para quem realmente gosta desse tipo de customização.

Alterações mecânicas

Uma parcela pequena de entusiastas não se contenta com a originalidade mecânica de seus carros e sempre procura melhorar a performance deles. Com a popularização dos motores equipados com turbo, ficou ainda mais fácil ganhar potência, bastando mudar os mapas da central eletrônica ou aumentar a pressão do turbo.

Porém, isso é malvisto na hora da revenda. O comprador comum tem receio que as alterações mecânicas possam prejudicar a vida útil do motor e prefere levar para casa um que tenha os padrões de fábrica. Dependendo do grau investido, o carro pode até ficar mais caro, mas terá dificuldade de encontrar o comprador que valorize isso.

Borrachões nos para-choques e frisos laterais

Aos meus olhos, qualquer carro que não teve em seu projeto de desenho original a presença de borrachões nos para-choques ou frisos laterais fica horrível com eles instalados.

Os borrachões são os piores, matam o visual e afasta compradores, que sabem que a probabilidade de danificar a pintura que está por baixo deles é grande. Já os frisos são mais toleráveis, mas ainda assim tem casos de diferença na tonalidade para a cor original, ou completamente tortos e desproporcionais ao desenho do carro.

Sistema de som

29.mai.2014 - A cidade de Presidente Prudente (SP) pode se tornar em breve a "Capital do Som Automotivo Profissional". A proposta, do deputado estadual Ed Thomas (PSB-SP), já recebeu pareceres favoráveis. Segundo ele, por ter muitas empresas de alto-falantes e equipamentos o município se tornou "referência para eventos da área de som automotivo" - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

A maioria dos carros atuais sai com sistema de som de fábrica. Nesses casos, o mínimo que se espera é um aparelho que tenha entradas auxiliares e conexão Bluetooth para parear o telefone celular. As desejadas centrais multimídias nem sempre estão disponíveis de fábrica, portanto quando instaladas valorizam o carro na hora da revenda.

Entretanto, quando as alterações vão muito além disso, nem sempre são bem vistas pela maioria dos compradores. Um sistema de som pesado, com instalação de vários equipamentos que podem até sobrecarregar o sistema elétrico do carro, certamente afasta compradores.

Engate

O engate foi feito apenas para rebocar - Jeep | Divulgação - Jeep | Divulgação
Imagem: Jeep | Divulgação

Trata-se de um item polêmico, mas que felizmente é cada vez mais raro nas ruas. Seu uso é indispensável para quem tem algo para rebocar, como uma carretinha ou até mesmo um suporte de bicicleta. Mas na prática muitos optam por instalar engates para ter a falsa sensação de proteção.

Em muitos casos, a instalação desse equipamento requer furos na parte estrutural do carro, o que pode gerar problemas futuros se a instalação não for realizada corretamente. Nem na hora da revenda o engate ajuda a valorizar o veículo, já que muita gente prefere carros sem engate.

Teto solar

O teto solar é um dos acessórios que mais valorizam o carro na revenda, principalmente quando é um opcional. Como a Tabela Fipe da versão de um carro exibe apenas um valor, as unidades com o opcional do teto solar serão mais valorizadas. Entretanto, isso só vale quando é um equipamento de fábrica.

Se for um acessório instalado fora das especificações originais, o interesse pelo carro diminui bastante, pois o comprador fica com receio da qualidade dessa instalação, que pode gerar problemas futuros com infiltração, corrosão ou elétrica.

Blindagem

Aqui vale dizer que a blindagem vai muito além de um acessório, já que muda de forma irreversível toda a estrutura e dinâmica do carro. É cada vez mais procurada por pessoas preocupadas com segurança. Parece óbvio que o carro será valorizado, mas nem sempre será assim.

Nos primeiros anos de vida, a blindagem acrescenta muito no valor do carro, a ponto de nem podermos comparar com modelos sem blindagem. O cenário, porém, pode mudar no decorrer da vida do veículo. Basta acessar alguns sites de classificados de automóveis para encontrar blindados mais antigos anunciados com preços abaixo do mercado.

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