SUVs bons e baratos: 5 melhores usados 'veteranos' para ter na garagem
Carros usados com cinco anos de uso têm suas vantagens. A maior desvalorização já aconteceu e agora tende a se estabilizar, valorizando seu dinheiro.
Considerando uma média anual entre 10 mil e 15 mil km que o brasileiro costuma rodar, estamos falando de carros que tenham entre 50 mil e 75 mil km rodados, algo razoável, ainda distante de manutenções mais pesadas. Sendo assim, não é difícil conseguir ótimos negócios nesses casos.
Observei nos classificados que é grande a oferta e variedade de SUVs com essa idade, ou seja, modelo 2018. É justamente a categoria mais desejável, mas que no mercado de novos ainda está distante da maioria, que precisa desembolsar mais de R$ 100 mil em qualquer um dos mais baratos disponíveis.
Já nesses usados com cinco anos têm verdadeiras pechinchas que chegam a custar 40% mais baratos que o mesmo modelo zero-km. Na coluna dessa semana, separei alguns dos SUVs 2018 mais baratos, todos eles abaixo de R$ 80 mil e com câmbio automático.
O leitor pode sentir falta de outros SUVs de entrada, como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Mitsubishi ASX e Honda HR-V. Todos eles custam acima dos R$ 80 mil nas versões mais simples de seus modelos 2018, e por isso ficaram fora dessa lista
Peugeot 2008 Allure
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/42/2018/09/10/peugeot-2008-style-1536602197894_v2_750x421.jpg)
O Peugeot 2008 mudou pouco desde o seu lançamento. O modelo 2018 foi o primeiro ano a contar com o câmbio automático de seis marchas, algo que melhorou sua eficiência e, principalmente, enterrou de vez a má-fama do antigo câmbio de quatro marchas.
A versão Allure, a mais simples, já vinha com quatro airbags, controlador de velocidade e multimídia, e nesse modelo 2018 tem Tabela Fipe de R$ 63 mil, valor quase 42% mais barato que a mesma versão do modelo zero-km, que inclusive ainda utiliza o mesmo conjunto de motor e câmbio.
Renault Duster Expression
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/f5/2018/02/09/renault-duster-20-4x4-1518211145915_v2_750x421.jpg)
Outra opção barata no mercado de usados é o Renault Duster. No modelo 2018, o motor já é o 1.6 mais moderno, o mesmo utilizado hoje, com o câmbio automático do tipo CVT. Simples, porém bem espaçoso para passageiros e bagagem, a versão de entrada, Expression, já contava com os importantes controles de estabilidade e tração.
A Fipe dessa versão no modelo 2018 é R$ 66 mil, e se compararmos com a versão mais simples do modelo novo, a Intense, o valor é 47% mais barato.
Ford EcoSport SE
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/6f/2018/04/29/comparativo-ford-ecosport-x-renault-captur-1525014967988_v2_750x421.jpg)
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Quero receberTerceiro mais barato da lista, o EcoSport saiu de linha, mas seus últimos anos foram os melhores do ponto de vista da confiabilidade. Foi justamente na linha 2018, que ele recebeu alguns retoques visuais e importantes melhorias mecânicas, como a adoção do câmbio automático de seis marchas, que substituiu o problemático Powershift. Nas versões mais simples, o motor passou a ser o eficiente 1.5.
A versão SE, a mais barata, com Tabela Fipe de R$ 70 mil, já vinha bem equipada, com multimídia, controles de estabilidade e tração, sete airbags e controlador de velocidade.
Jeep Renegade Custom
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/b5/2018/02/06/jeep-renegade-custom-4x4-1517966584608_v2_750x421.jpg)
Esse tem dado o que falar nos últimos tempos. O Jeep Renegade, sucesso de vendas, tem apresentado muitos problemas no trocador de calor do câmbio automático dos modelos usados, já fora da garantia do fabricante. A simples peça, quando apresenta problema, causa um grande estrago no câmbio e no bolso do proprietário. Sendo assim, requer atenção do comprador que faz questão de levar um Renegade para garagem.
O modelo 2018 mais simples, versão Custom, tem Tabela Fipe de R$ 76 mil e vinha com motor 1.8, câmbio automático de seis marchas, controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico e suspensão independente nas quatro rodas.
Comparar com o modelo zero-km é um pouco injusto, já que o novo tem motor mais moderno além de ser bem mais equipado, mas vale destacar a boa diferença de preço, cerca de 40% mais barato no modelo 2018.
Nissan Kicks S
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/78/2018/05/17/nissan-kicks-sl-1526596707322_v2_750x421.jpg)
Por último, o mais caro da lista, já beirando o limite de R$ 80 mil, é o Nissan Kicks. Quem diria? Justamente a Nissan, que em todas as listas que eu faço sempre aparece com as opções mais baratas, aqui apareceu como a mais cara - sinal que seu SUV já se estabilizou como um modelo bem aceito e com liquidez.
Curioso que, quando comparado com os modelos acima, o Kicks 2018 é bem simples em sua versão S, a mais barata, que tem Tabela Fipe de R$ 79 mil e vinha com motor 1.6 e câmbio CVT, mas tinha controles de estabilidade e tração apenas como opcionais.
O modelo novo, agora chama Active na versão mais simples, ficou bem mais recheado nos equipamentos, embora ainda utilize o mesmo motor e câmbio. A diferença de preço é a menos da lista, sendo o modelo 2018 cerca de 30% mais barato.
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