Caçador de Carros

Caçador de Carros

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Inimigos ocultos: 5 coisas que você precisa checar antes de comprar carro

É cada vez mais difícil comprar carros usados com qualidade. Como se não bastasse a grande quantidade de modelos com passagem por locadoras, de uns tempos para cá apareceram empresas que vendem veículos comprados direto dos bancos, que normalmente seriam leiloados por falta de pagamento dos antigos proprietários, mas acabam negociados sem essa pecha no documento.

Claro que sempre pode ter coisa boa no meio de tanto carro, mas no geral são veículos ruins. Os anos de experiência como Caçador de Carros permitem que eu tenha essa percepção.

Nas vistorias feitas por empresas especializadas, o "aprovado" no canto superior direito do relatório sugere um bom negócio, mas são muitos os pontos subjetivos que não são considerados. Mesmo com poucos anos de uso, baixa quilometragem ou vistoria aprovada, muitos usados acabam reprovados de acordo com os meus critérios.

Diante disso, para minimizar o risco de fazer um mau negócio, seguem algumas questões que devem ser levantadas antes de fechar negócio.

Confirme as informações do anúncio

Vendedores mentem, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. É muito comum que as informações inseridas em um anúncio não sejam verdadeiras. "Único dono", "todas revisões em concessionária" e "pneus novos" são alguns exemplos que têm intenção de diferenciar o carro anunciando, valorizando-o entre os demais.

Confirme tudo com o anunciante antes de agendar a visita e faça o mesmo quando estiver vistoriando o carro. Para saber se o vendedor é mesmo o único dono, o nome dele deve constar no manual do proprietário, que também precisa ter o número de chassi preenchido.

Sobre revisões em concessionária, confirme os carimbos no manual e se as datas e quilometragens registradas batem com o que está no painel. Sobre pneus novos, verifique se não são remoldados ou riscados.

Verifique a procedência

São poucos os que deixam claro a real procedência de um carro. Pergunte se tem passagem por leilão, se foi de alguma locadora ou empresa, se sabe a quantidade de donos anteriores e, muito importante, pergunte as iniciais da placa para saber de qual estado o veículo veio.

Continua após a publicidade

Uma pesquisa rápida no Google te informará as sequências de cada estado. Não tem nenhum problema ser de outro lugar, mas esse pode ser um indício de que o carro chegou junto com tantos outros, em lotes de veículos de repasse e com pouca qualidade. Para confirmar tudo, é preciso fazer uma pesquisa mais profunda em sites especializados. Isso tem custo e é preciso ter pelo menos a placa do carro.

Sobre sinistros

Sendo o anunciante o "único dono", é obrigação dele saber se o carro já sofreu algum acidente que tenha que ter passado por algum reparo. Mesmo assim, já me deparei com muitos donos querendo ocultar um passado não tão glorioso do seu veículo. No caso de não ser o único dono, não tem como exigir a veracidade dessa informação por parte do vendedor.

Na mesma pesquisa paga que checa a procedência, pode aparecer sinistros, como passagem por furto ou até serviços de funilaria intermediado por seguradora. O ideal é ir ainda mais fundo e avaliar a estrutura do carro. Caso não tenha conhecimento de como fazer isso, leve o veículo em uma empresa de vistoria.

Pergunte se é fumante

Quem não fuma não suporta cheiro de cigarro. Carros de fumantes têm esse problema, que não é tolerado por boa parte dos compradores. Para não perder seu tempo indo vistoriar um carro assim, pergunte se o dono é fumante ou se o veículo tem cheiro de cigarro. A pergunta pode ser ofensiva, mas não é. Estou acostumado a perguntar isso e nunca fui destratado na resposta.

Continua após a publicidade

Sobre manutenção

Procure se informar sobre o cronograma de manutenção do carro do seu interesse. Geralmente os fabricantes disponibilizam essas informações em seus sites. Com isso, pergunte se a troca de uma peça específica foi feita. Por exemplo, você está interessado em um carro que tem 70 mil km e o fabricante recomenda troca da correia dentada com 60 mil km.

Então é esperado que isso já tenha sido feito. Mais do que perguntar, verifique se tem comprovante dessa manutenção. Mesma coisa para troca de óleo da transmissão automática, que por ser um serviço caro, poucos fazem.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes