Banho de loja: como melhorar seu carro para vendê-lo por um bom valor
Com o pagamento do 13º salário e incrementos como férias e participação nos lucros, o fim de ano costuma ser uma boa época para comprar um carro novo. Porém, muitos precisam negociar o veículo que tem na garagem para colocar outro no seu lugar - o que requer alguns cuidados para torná-lo atraente e fazer um bom negócio.
Na coluna dessa semana separei algumas dicas para você verificar no carro para vendê-lo por um bom valor.
Documentação
Quando estou procurando um carro usado, não me interesso por aqueles com pendências financeiras. Claro que simples multas de trânsitos podem ser negociadas no preço do veículo, mas atrasos em IPVA e licenciamento sugerem que o dono está com dificuldades financeiras que podem se estender para uma possível falta de manutenção no carro.
Sendo assim, recomendo que pendências financeiras sejam solucionadas antes do anúncio do carro. Hoje tem meios até para parcelar os débitos, caso não seja possível pagar de uma única vez.
Pneus
Os pneus sempre chamam atenção e podem ser decisivos no momento em que um interessado estiver comparando seu carro com outros. Se estiverem muito desgastados, próximos do fim da vida, vale a pena investir em um novo jogo. O custo pode ser facilmente revertido no valor final do carro.
A opção de dar um desconto no preço do veículo também é válida, mas automóveis nessas condições despertam menos interesse do comprador.
Funilaria e pintura
Outro ponto de destaque e que merece ser observado por quem pretende vender um carro é o estado geral da carroceria. Podemos conviver com ralados e amassados, mas no momento que decidimos encontrar um comprador para o carro, é evidente que esses detalhes precisam ser reparados.
Antes de tudo, é bom pedir para um bom profissional avaliar o que precisa ser feito, pois às vezes um simples polimento ou serviço de martelinho podem resolver. Caso a repintura seja inevitável, se atente ao resultado final para que não tenham diferenças de cores nas peças.
Mecânica
Para quem mantém as revisões do carro em dia e sempre opta pela manutenção preventiva ao invés da corretiva, não há muito com o que se preocupar. Os reparos mecânicos serão apenas pontuais e certamente mais baratos. O problema é quando os reparos se acumulam e a conta para resolvê-los fica tão alta que passa a ser improvável ter retorno financeiro com o valor do carro.
De qualquer forma, vale a pena solucioná-los antes da venda e ter a tranquilidade de que nenhum comprador ficará retornando para reclamar de algo que quebrou.
Ar-condicionado
Não queira anunciar um carro no qual o ar-condicionado não esteja funcionando. Isso afasta compradores por ser uma compra no escuro. Como comprador, eu desisto na hora, pois não vou ter como saber se o problema é simples e barato, ou complexo e caro. Recomendo que o vendedor assuma esse reparo, mesmo que o custo seja alto.
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É bem comum pegar uma pedra na estrada que trinque o para-brisa. Muitos optam por conviver com isso, mas além de perigoso é um item que reprova nas vistorias de transferência. Portanto, é importante que o vendedor cuide desse reparo antes da venda.
Se o carro estiver segurado, é ainda mais fácil, pois basta pagar uma pequena franquia para esse reparo. O mesmo se aplica para retrovisores, faróis e lanternas, peças geralmente cobertas pelas seguradoras.
Estofamento
É imprescindível que o estofamento do carro esteja limpo, e o melhor resultado é conseguido com profissionais que trabalham com estética automotiva. O investimento nesse serviço compensa, pois o comprador ficará com a impressão de estar comprando um veículo usado com cara de novo.
Caso o estofamento esteja com alguma parte bem desgastada ou rasgada, vale a pena procurar um tapeceiro. Nem sempre é preciso trocar tudo, por vezes o reparo pode ser pontual e consequentemente mais barato.
Em relação ao volante, não faz sentido vender com desgastes, já que o custo de reparo é muito baixo. Em modelos que não são revestidos com couro é possível substituir o volante a base de troca em empresas especializadas nesse tipo de recuperação. Para aqueles revestidos com couro, basta a simples substituição do revestimento.
Acabamento
Peças de acabamento nem sempre são baratas, mas às vezes o reparo pode ser feito de maneira artesanal pelo vendedor. Por exemplo, é comum encontrar carros usados com os difusores da ventilação quebrados, mas às vezes estão apenas com as peças móveis desencaixadas.
Com um pouco de habilidade e paciência, esse reparo pode ser feito com custo zero. Mesmo que a peça tenha que ser substituída, ainda existe a alternativa de comprar uma peça de marca paralela, bem mais barata que a original. Certamente, o resultado final é melhor do que deixar quebrado.
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