Caçador de Carros

Caçador de Carros

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Viagem de carro: 5 cuidados que você precisa saber antes de pegar a estrada

Estamos encerrando mais um ano, época muito aguardada por quem aproveita para tirar uns dias de folga e viajar com a família. E um personagem importante nessas viagens é o nosso carro. Quem tem costume de fazer as revisões preventivas, seguindo as recomendações do cronograma de manutenção, não precisa se preocupar muito.

Ainda assim, nosso possante tende a sofrer mais devido a exigências como transportar maior peso e as altas temperaturas do nosso verão. Sendo assim, vale a pena seguir algumas dicas.

Calibrar pneus de acordo com a carga

Os frentistas dos postos de combustível estão sempre dispostos a calibrar os pneus dos carros, mas nem sempre respeitam a pressão recomendada pelo fabricante. Muitas vezes ficam no "achismo" e aplicam um número padrão para qualquer carro. Porém, sabemos que cada modelo tem recomendações diferentes, e elas estão bem diante dos nossos olhos.

Pode ser em um adesivo na coluna lateral, na parte interna da tampa de reabastecimento, no manual, ou até mesmo no painel. Fato é que geralmente são duas ou mais medidas diferentes para cada situação. Nessas viagens de fim de ano, são grandes as chances dos carros ficarem totalmente carregado, com passageiros, bagagem e tanque cheio. O peso extra é aceito pelo carro, mas os pneus precisam de mais carga nessa situação, algo que muitos esquecem de considerar.

Pode observar como é comum se deparar com carros na estrada que estão com os pneus visualmente mais vazios do que deveriam, prejudicando performance, consumo e segurança. Portanto, é prudente calibrar os pneus com a pressão mais alta que o fabricante recomenda.

Proteger painel do sol

Se não bastasse as temperaturas mais altas do verão, ainda estamos passando pelos dias mais quentes dos últimos tempos, com recordes de temperatura em muitas cidades. É até difícil suportar alguns minutos debaixo do sol, e com nosso carro não é diferente. Nessas viagens, é comum estacionarmos em locais descobertos, bem nos piores horários do dia.

A dica para esses momentos é proteger o painel do carro, com aquelas barreiras solares aplicadas na parte interna do para-brisa. Algumas são de papelão e quebram um galho, mas as melhores são aquelas com materiais térmicos. Além de dificultar o aumento da temperatura na parte interna do carro, vai proteger as partes plásticas, que podem até rachar nessas condições.

Revestir os bancos

O dono do carro pode até ser extremamente cuidadoso, mas sempre enfrentará uma situação em que um dos passageiros não tem o mesmo cuidado. Isso se potencializa nesses momentos de lazer, onde as pessoas estão mais despreocupadas e não se atentam em preservar a limpeza do carro.

Continua após a publicidade

É recomendado que a diversão fique do lado de fora, ou seja, quem está molhado ou sujo com areia da praia, pode tentar se limpar antes de entrar no carro. Mas, caso isso não seja possível, é bom pensar em capas que revestem o estofamento do carro, principalmente se for de tecido. Só assim para ficar mais tranquilo que os bancos vão passar ilesos pelos percalços dessas viagens.

Não lavar o carro no sol

Uma das regras básicas de lavagem automotiva é que não seja feita sob sol forte. O problema nem é tanto a água, mas sim os produtos aplicados, como o xampu automotivo, que pode secar e manchar a pintura da carroceria, antes mesmo do enxágue.

Sei que essas viagens costumam sujar mais os nossos carros, e não gostamos de rodar com eles assim. Mas é preciso esperar o momento certo, e de preferência em local coberto, protegido do sol.

Lavagem técnica na volta para casa

Dependendo de onde foi sua viagem, seu carro pode ter se contaminado com coisas indesejáveis, como a maresia das regiões litorâneas. Sendo esse o caso, vale a pena considerar uma lavagem técnica, feita em uma estética automotiva, depois que voltar para casa. Seus olhos podem não ver de imediato, mas no longo prazo podem aparecer pontos de oxidação na carroceria.

Continua após a publicidade

Recentemente, passei por algo assim, onde meu carro enfrentou uma rua alagada com água salgada do mar. Assim que voltei da viagem, coloquei o carro no elevador de uma estética e pude constatar uma boa quantidade de areia escondida na carroceria. Tive que atuar de maneira preventiva antes que algo pior pudesse acontecer.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes