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Luxo é detalhe: 5 itens que não podem faltar no carro usado para vender bem

Já tem uns bons anos que até mesmo os carros mais simples e baratos passaram a sair de fábrica com itens que antes eram considerados artigos de luxo. Com isso, o mercado de usados atual oferece muitos carros recheados de equipamentos, que fazem os antigos 'pelados' micarem nos classificados.

O consumidor agora é bem mais exigente, e por mais que o orçamento para compra possa ser baixo, dificilmente aceita levar para casa um carro mais simples. O leitor pode pesquisar na faixa de preço que quiser, e com um pouco de paciência, conseguirá encontrar um usado barato e completo.

Nas conversas que tenho com meus clientes percebo que alguns itens já se tornaram tão banais que por vezes nem entram na pauta. É como se fosse tão óbvio que o carro deve vir com tais equipamentos que nem é preciso pedir.

Na coluna dessa semana separei alguns desses equipamentos que hoje são indispensáveis nos carros usados.

Segurança

Tem quem não abra mão de vários airbags espalhados pelo carro, controles eletrônicos de frenagem, estabilidade e tração, e até mesmo os mais recentes assistentes de condução. Mas, no geral, o que ninguém mais abre mão são os airbags frontais e os freios ABS.

Para quem pretende comprar um carro com até 10 anos, isso não é um problema, já que são itens obrigatórios desde 2014. Mas ainda tem muitos compradores de carros mais antigos e que, nesses casos, exigem que tais itens estejam presentes como opcionais.

Conforto

Os dois principais itens obrigatórios são o ar condicionado e a direção com assistência. O primeiro modelo de entrada que foi lançado com esses dois itens como equipamentos de série em todas as versões foi o Hyundai HB20 em 2012. Foi um sinal de que o mercado não estava mais disposto a abrir mão desse conforto, e aos poucos os concorrentes tiveram que seguir a mesma receita.

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Mas hoje isso está ainda mais evoluído. Quando se fala em direção com assistência, precisa ser elétrica. Não que as tradicionais hidráulicas sejam ruins, mas o consumidor comprou a ideia que as elétricas são mais leves nas manobras, e faz questão que seu carro seja equipado assim.

Ainda nesse tópico do conforto, outro item que tem se tornado cada vez mais indispensável é o câmbio automático. São vários os casos de motoristas que dizem não saber mais guiar carros manuais. Custo a acreditar nisso, mas é fato que os automáticos caíram no gosto do brasileiro.

Conectividade

Recentemente comprei mais um carro antigo, e quando mostrei para minha filha de 16 anos a primeira pergunta dela foi se o rádio tinha bluetooth. Pois é, nos tornamos tão dependentes dos nossos celulares que o veículo precisa estar conectado com eles para ser considerado na compra.

Claro que o bluetooth é só o começo, pois quem já guiou um carro com multimídia que tenha espelhamento da tela do celular jamais vai querer voltar para o passado. Dirigir com o auxílio de um GPS que avisa sobre radares, trânsito e tantas outras coisas é de fato uma mão na roda.

Confiabilidade

Enquanto no mercado de novos os compradores são mais despreocupados com confiabilidade, no de usados isso é uma regra. É fácil entender, pois o carro novo tem garantia do fabricante nos primeiros anos, e por mais complexo que ele possa ser, o proprietário não assume o risco financeiro de possíveis quebras.

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Já um usado fora da garantia exige que o comprador pesquise sobre a experiência de outros proprietários com o carro. Caso clássico, é dos modelos da Jeep, que vendem muito bem quando novos, mas devido a conhecidas reclamações dos proprietários, não desempenham tão bem no mercado de usados.

Ou seja, o comprador de usados é mais conservador e prefere carros com mecânicas mais simples e possivelmente mais confiáveis, já que nem sempre poderá contar com a garantia do fabricante.

Desempenho com eficiência

Por mais que o funcionamento de um motor a combustão seja o mesmo desde o primórdio dos carros, é inegável que evoluíram em muitas coisas. Hoje, é possível que um motor tenha bom desempenho com baixo consumo de combustível.

Os favoritos do momento, cada vez mais presentes no mercado de usados, são os motores turbos de baixa cilindrada. Até mesmo os pesados SUVs se aproveitam desses motores.

Com isso, temos motores fortes em qualquer faixa de rotação, que conseguem desempenhar bem nas retomadas e acelerações, sem consumir muito. Quem tem ou teve um carro assim não volta mais para os grandes motores aspirados.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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