Viagem de férias: o que preciso verificar no carro antes de pegar a estrada
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Chegamos ao fim do ano. A essa altura todo mundo já está pensando no peru de Natal e em como fará para acabar com toda aquela cerveja enquanto se "empana" na praia.
Mas e o carro? Ele está em ordem para levar você, sua família, seus amigos e os pets para a praia em segurança? Pois então vamos ver o que é preciso revisar antes de uma viagem.
A primeira coisa é fazer aquela verificação esperta de seu carro na garagem. Como ela tem que ser feita toda semana mesmo, então aproveite para deixar essa parte resolvida antes de ir para oficina.
Verifique:
- Nível e qual foi a última troca de óleo. Estime quantos km vai rodar durante as férias e veja se não é bacana já trocar o óleo antes de ir, mesmo que ainda não tenha dado o período. Se o óleo vencer durante a viagem é legal já ir com ele e o filtro de óleo novos.
- Se estiver na hora de trocar óleo, provavelmente também estará na época de trocar os outros filtros. Então coloque na conta os de ar, combustível e cabine (aproveitando para fazer aquela higienização no sistema de ar-condicionado também).
- Verifique também o nível de água e aditivo do reservatório de expansão (do Radiador) e veja se não está vencendo, por tempo ou por km.
Depois disso está na hora de partir para a oficina e verificar, junto com seu mecânico:
- O sistema de freios (pastilhas, discos, fluido, freios traseiros e o de estacionamento)
- O sistema de suspensão (amortecedores, molas, barra estabilizadora, bandejas)
- A geometria da suspensão (alinhamento e balanceamento)
- A saúde da bateria
- O sistema de sinalização e iluminação
Pronto! Agora seu possante está preparado para enfrentar a estrada sem te deixar na mão. E ainda terá resolvido uma série de trocas para ficar tranquilo pelos próximos seis meses ou um ano (dependendo do jeito que você usa seu carro).
Planeje essa revisão de férias com antecedência. Você pode guardar alguns reais todo mês ao longo do ano para se preparar para essa despesa, mas vale a pena, já que ficar no acostamento esperando o guincho chegar no meio do trânsito de fim de ano é muito pior.
Especialmente na hora de voltar para casa, já que os freios negligenciados te darão problemas para descer a serra, mas o motor vai superaquecer quando estiver subindo.
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