Como economizar combustível e pastilhas de freio ao pegar a estrada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
É hora de levar as crianças para a praia, seja para curtir o Réveillon ou passar as férias empanando na areia. E o que espera muitos dos motoristas é o famoso trânsito desta época do ano. Se é inevitável pegar congestionamento e ficar parado por horas na estrada, dá para otimizar o consumo de combustível e de pastilhas de freio.
Moderar a velocidade na estrada é a chave desta matéria. Vai garantir uma viagem mais segura e tranquila para todo mundo, evitará que você comece o ano pagando multas e ainda ajudará a economizar combustível e pastilhas.
Cada um conhece seu carro, mas quando estamos na estrada reconheço que é difícil segurar o impulso de pesar o pé um pouco mais no acelerador. Porém, temos que lembrar que isso significa que o tanque de combustível vai secar mais rápido.
Carros de passeio costumam ser bem econômicos até 90 km/h. Acima disso o ponteiro do combustível começa a acompanhar o do velocímetro, só que no sentido oposto. Então manter esta velocidade é uma boa estratégia, não só para garantir uma viagem mais segura como também mais econômica.
E otimiza mesmo, viu! Na estrada o consumo já é melhor, e se mantivermos essa média de velocidade a vantagem é ainda maior. Carros que possuem mostrador de consumo são ótimos para o motorista brincar de economizar. Abuse do recurso e tenha certeza de que vai sobrar mais dinheiro para o sorvete.
Moderar a velocidade também refletirá no consumo das pastilhas de freio. Na decida da serra é comum usarmos bastante os freios, então qualquer coisa que ajude é vantagem.
Usar o freio motor aqui é essencial. Ou seja: em vez de descer a serra em quinta marcha, pisando no pedal do freio o tempo todo, reduza a marcha para terceira, por exemplo, e deixe que o próprio motor freie o carro e diminua a velocidade. Isso fará com que você use muito menos os freios e irá poupá-los.
Pisar menos no freio consumirá menos as pastilhas e também evitará que o sistema aqueça demais, correndo o risco de diminuir a eficiência de frenagem, e de empenamento do disco, se você passar numa poça d'água, por exemplo.
Esqueça o ponto morto também! Descer a serra em ponto morto para economizar combustível era coisa de carro carburado. Veículos com injeção eletrônica não têm isso. Além do mais, é perigoso andar com o carro desengrenado, já que temos menos controle da velocidade nessa situação. Não é à toa que as estradas possuem placas de sinalização pedindo para que o motorista desça com o carro engrenado.
Isso também vale para quando estamos nos aproximando das cabines de pedágio ou de um trecho de congestionamento. A estratégia é sempre a mesma: ir diminuindo as marchas de acordo com a velocidade até parar o carro e desengatar apenas quando estiver já quase parando.
Essa prática é mais segura e ajuda no consumo de combustível, já que o módulo do carro sabe, o tempo todo, o que está acontecendo com o pedal do acelerador e a velocidade do veículo.
Isso tudo pode ser divertido também na estrada. Prestar atenção aos comportamentos do seu carro e aprender como otimizar tudo nele é muito legal. O que te faz sentir pilotando é justamente esse tipo de coisa, ler o carro e não sair acelerando colocando todo mundo em risco.
Agora vá lá, aproveite que já se recuperou da ceia de Natal e abuse tudo de novo no Réveillon! Muito obrigada pela companhia nesse fim de ano! Ótimas festas e que 2020 seja um ano maravilhoso para todos nós.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.