Radiador furado: posso completar com água ou só guincho resolve?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Conforme prometido, aproveitarei essa coluna para esclarecer dúvidas de mais um leitor. Nos comentários da matéria sobre quarentena, o João Paulo contou que a Saveiro dele estava com o radiador furado e queria saber se poderia colocar água normal no carro para levá-lo até a oficina. Então fica a pergunta: o que fazer quando o radiador de seu automóvel está furado?
O melhor dos mundos é sempre levar o carro de guincho. É a única forma de garantir que nada de errado vai acontecer no percurso.
No caso do furo no radiador, para consertar o problema, será necessário tirar a peça do lugar. E isso significa esgotar o sistema de arrefecimento, um serviço que vai exigir fluido novo no final.
Por causa disso, não é grave colocar água para completar o sistema no caminho até a oficina, mas tenho algumas ressalvas. Em primeiro lugar, só sugiro se a oficina for perto de onde o carro está. Aliás, o Flavio, outro leitor da coluna, comentou algo que concordo. Se a oficina está muito longe, o fato de colocar só água pode fazer o motor superaquecer e o prejuízo fica grande.
Se a oficina é perto, não vejo problemas. Acho até certo completar com água, já que a opção seria completar com aditivo diluído, que é caro e seria perdido no fim das contas.
Se a oficina for um pouco mais longe, mais que uns 10 minutos de distância, e o guincho ainda não for uma opção, é legal usar aditivo para completar. Ou então ter muita paciência para ir observando atentamente a temperatura e fazendo paradas, para o motor voltar a esfriar e você completar novamente o reservatório. Mas acho isso trabalhoso e, principalmente, perigoso demais.
Mas isso tudo ainda tem que levar em conta o tal furo. Se ele estiver numa parte baixa do radiador, ou se for muito grande e permitir que grande quantidade de fluído vaze, o melhor é o guincho. Superaquecimento é algo sério e pode danificar muitas coisas caras no motor. Além de você estar descartando aditivo, que é tóxico e poluente, no ambiente.
Para fechar, alguém sugeriu que o João Paulo fechasse o furo com massa plástica ou durepox. De verdade, acho melhor não fazer nada do que adotar uma solução dessas. É o tipo de gambiarra que fazem no carro e que pode atrapalhar bastante o trabalho dos mecânicos na hora de fazer o reparo correto.
E você, está com dúvida sobre seu possante? Deixe nos comentários que tentaremos resolver.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.