Luzes no painel: como entender o que seu carro está tentando dizer
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Seu carro conversa com você de diversas maneiras. Pode escutar um barulho, sentir um cheiro diferente, mas a principal via de comunicação é o painel de instrumentos.
Nessa semana uma seguidora me mandou uma mensagem perguntando a respeito de dois alertas que o painel do carro deu e que ela não sabia interpretar. Um era a luz da injeção eletrônica e outro da temperatura do líquido de arrefecimento.
Importante começar falando que luzes amarelas são só um alerta, que precisa ser investigado, mas não é nada crítico no momento. Já as luzes vermelhas indicam problemas sérios que precisam de atenção imediata.
Outra coisa importante é que as montadoras seguem um padrão para os símbolos, então o desenho é o mesmo em qualquer carro, mas o comportamento da luz pode significar coisas diferentes. Por exemplo, determinada lâmpada em um carro só acende para indicar problema, enquanto em outro pode piscar ou ficar acesa direto para indicar dois possíveis problemas diferentes.
Isso tudo está no manual do carro e é importante que o proprietário o conheça. Importante mesmo, pois quando uma luz dessas acende você precisa ter uma ideia do que se trata para tomar uma providência. Paro o carro e chamo um guincho ou dá para dirigir até uma oficina? Esse tipo de decisão só é possível se você entende o que o carro está comunicando.
Se achar que são símbolos demais, ao menos preste atenção aos mais críticos:
- o do sistema de carga (bateria/alternador)
- o de temperatura da água
- o de pressão de óleo
- o da injeção eletrônica
- o de nível de combustível
- o do ABS, que tem a ver com o sistema de freios
- e o do airbag
Descobrir o problema e resolvê-lo é trabalho de seu mecânico ou mecânica. Na oficina, colocamos um scanner no carro e vemos as mensagens de erro. Essa informação dá um norte para investigarmos onde está o defeito e fazer o conserto.
Mas, como eu disse, no manual do seu carro você encontra essa informação. Aliás, esse é mais um motivo para ter o manual sempre no porta-luvas. Se acender alguma luz que você desconhece, pegue o manual e consulte na hora.
E aí? Gostou da dica? Então converse comigo pelos comentários deixando sua dúvida, observação, causos?.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.