• ENTRE
Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Gasolina aditivada vale a pena ou é apenas 'empurrômetro' de frentista?

Paulo Whitaker/Reuters
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Colunista do UOL

16/02/2021 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Gasolina sempre é tema de muita discussão, e combustível aditivado dá pano para a manga.

Antes de começar a falar sobre as dúvidas dos leitores, vamos deixar uma coisa bem clara: gasolina aditivada não é a mesma coisa que premium. A primeira tem o mesmo valor de octanas que a gasolina comum, então qualquer carro pode usar, novo ou antigo. Já a segunda tem mais octanas e é ideal para veículos com alto desempenho.

Explicação dada, vamos às dúvidas dos nossos leitores.

O leitor Bysnaga perguntou quais as vantagens de usar gasolina aditivada. Os aditivos da gasolina são, basicamente, detergentes e evitam o depósito de sujeira nos componentes do motor. Então pode prolongar a vida deles.

Perceba: ela evita os depósitos de carvão. Então não existe problema em um carro que nunca usou gasolina aditivada passar a usar. Apesar dos detergentes, é pouco provável que alguma sujeira grande vá se desprender e danificar algo.

O leitor Edu perguntou o que é melhor: usar gasolina já aditivada na bomba ou comprar o aditivo e misturar com a comum.

A resposta é: melhor usar a da bomba. Esse já está com os aditivos mais adequados e homologados. Ao comprar separado não temos como saber exatamente o que é e quais serão seus efeitos.

E pode usar quanta gasolina aditivada seu bolso permitir. Se consegue usar sempre a aditivada, seu motor agradece. Mas, se a grana estiver curta, use sempre que sobrar um trocado. Já vai ajudar.

Já a leitora Milena perguntou sobre a validade da gasolina, e esse é um ponto mega positivo da aditivada.

Quem tem carro flex, com aquele tanquinho de partida a frio, precisa usar apenas gasolina aditivada nele, por orientação do fabricante. Isso porque a gasolina aditivada tem mais tempo de vida do que a comum.

A dica serve também para carros que andam pouco. Para evitar que a gasolina estrague no tanque, é legal usar a aditivada. E, já que anda pouco, coloque pouco combustível. Assim você o renova de tempos em tempos.

Gasolina aditivada é vantajosa para o seu carro e a diferença de preço vale os benefícios que ela traz para o motor.

E nunca é demais lembrar que gasolina aditivada não elevará a potência do seu carro. Lembre que ela é a mesma que a gasolina comum, com algumas propriedades de limpeza e lubrificação, mas nada referente a aumento de desempenho.

Sei que os leitores ainda têm um montão de dúvidas sobre gasolina, então deixem aqui nos comentários para que eu faça mais conteúdos sobre o tema.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

publicidade