Topo

Coisa de Meninos Nada

Câmbio automático: saiba para que serve o 'N' e como usar do jeito certo

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

20/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma dúvida comum entre as pessoas que pegam um carro com câmbio automático tem relação com o uso do Neutro, a posição N da alavanca. O resto da sopa de letrinhas não tem muito mistério. É P (Park) para parar, D (Drive) para dirigir e R (Reverse) para ré. Mas o N... Parece que ninguém sabe exatamente como usar.

Podemos dizer que o N é equivalente ao ponto morto nos câmbios manuais, mas não usamos os dois exatamente do mesmo jeito. Parar no semáforo, por exemplo, não exige que você mude o modo de condução na alavanca. Você pode continuar no D, com o pé no pedal de freio, sem nenhuma preocupação. É até melhor, pois o sistema se mantém pressurizado e o arranque é mais eficiente quando o sinal abrir.

Entenda o N como uma função para manutenções ou emergências. Por exemplo, já mostrei a vocês que o N é a posição necessária para guinchar o carro

Também usamos o N para fazer pequenas manobras com o carro na oficina, mas percebam que ele só é necessário quando o veículo não está em condições de andar normalmente.

Fora isso, o N simplesmente não é necessário. Inclusive tem uma situação em que ele não deve mesmo ser utilizado: usá-lo para economizar combustível é extremamente errado. Além de não ter impacto positivo no consumo, é perigoso e tem até punição prevista no código de trânsito.

Sem falar que pode danificar a transmissão. Dê uma olhadinha no preço de uma caixa de câmbio automática nova para ver se vale a pena pagar para ver. Além disso, andar com o carro desengatado, não importando o câmbio que você tem, gastará mais combustível.

Querem saber mais sobre isso? Podem mandar suas dúvidas sobre o câmbio automático aqui nos comentários.