Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Suspensão: o que você deve (ou não) fazer para preservar seu carro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Reuni algumas dicas antigas e acrescentei mais umas fresquinhas sobre cuidados com a suspensão, que farão uma diferença bacana na vida útil dos componentes.
Começamos com uma clássica, que é sobre lombadas - mas também serve para valetas: não se deve passar com uma roda de cada vez no obstáculo. Isso faz a carroceria torcer toda e não é bacana. O ideal é passar com as rodas da frente e de trás juntas, sem invenções.
Estacionar o carro com duas rodas na calçada também não é bacana. Além de não ser permitido por lei, tanto pneus quanto suspensão sofrem desnecessariamente, além de deixarmos o carro todo torto, provavelmente prejudicando a carroceria.
Por falar em estacionar, parar o carro com as rodas esterçadas para a calçada não tem problema nenhum e é até uma prática legal, pois se o freio de estacionamento falhar o carro encostará na guia, e não no carro da frente. O que não pode é parar com o pneu encostado na guia. Isso danifica a estrutura e pode causar problemas sérios nele.
Os buracos, é claro, devem ser evitados, mas conhecemos bem a qualidade do nosso pavimento e sabemos que, às vezes, temos que escolher o buraco menos pior para cair, né? A dica é não frear quando cair nele, mas sim antes dele, como fazemos em uma lombada.
Desacelere o carro até chegar perto dele e, na hora de passar, tire o pé do freio. Quando freamos todo o peso do carro vai para a frente e comprime a suspensão, que não absorve o impacto do buraco. Se soltamos o freio a suspensão alivia e consegue trabalhar quando as rodas caírem na depressão. O sistema vai sofrer menos.
E vale lembrar que manter alinhamento, balanceamento e calibragem de pneus sempre em ordem prolongará a vida dos pneus e, de quebra, garantirá uma economia no consumo de combustível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.