Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Colocar farinha na direção hidráulica deixa carro mais leve para dirigir?
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Desde que entrei na área da mecânica, muitas pessoas me mandam postagens com os absurdos que a galera faz nos automóveis. Quando eu trabalhava com tecnologia era assim também. Primeiro dou risada, depois penso: tenho que avisar que isso não está certo. Então vamos para mais um absurdo da "gastronomia automotiva".
Esses dias um amigo me mandou um vídeo que mostrava um indivíduo colocando farinha de trigo no reservatório de óleo da direção hidráulica, dizendo que isso deixaria o sistema mais leve. Ele coloca duas colheres de farinha e quem está testando diz que ficou mesmo muito mais leve.
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Ali, na hora do vídeo, pode até ter feito algum efeito mesmo. Se a bomba da direção não está muito bacana, colocar a farinha aumenta a viscosidade do óleo, elevando a pressão e deixando o volante leve novamente.
Então de cara já temos o primeiro erro aqui: na verdade, o carro tinha com um problema na direção hidráulica, que estava menos eficiente, e sendo assim o "recurso" não deixou a a direção mais leve.
Agora vamos para a segunda parte: qual é o lance desse povo para misturar comida e mecânica? É ovo no radiador para fechar furo, banana no câmbio para engatar marcha mais fácil, farinha pra deixar direção mais leve...
Em vez de procurar essas gambiarras, vejam o que acontece com os sistemas depois. Procurem pessoas mostrando como fica um câmbio em que alguém enfiou banana dentro ou o que foi danificado por essas duas colheres de farinha. Vejam os resultados dessas brincadeiras antes de tentarem fazer essas "mirabolâncias" nos carros de vocês. Conversem com o mecânico e perguntem o que pode acontecer.
Agora que já falamos da parte absurda, vamos relembrar cuidados básicos com direção hidráulica. Ela é um sistema de assistência para colocarmos menos força na hora de fazer manobras - mas a parte que vira as rodas, efetivamente, é igual (ou praticamente igual) ao sistema tradicional, sem a assistência hidráulica.
É importante saber disso porque faz sentido quando digo a vocês para fazerem manobras sempre com o carro em movimento, em vez de completamente parado.
Em um carro com direção mecânica aprendemos a fazer as manobras sempre andando um pouquinho com ele, pois assim ela fica mais leve. Quando pegamos um veículo com direção hidráulica perdemos essa sensibilidade, mas o esforço no sistema continua sendo o mesmo.
Por isso, se você continuar fazendo manobras andando um pouquinho com o carro, todo o sistema vai ter uma vida útil maior, inclusive os pneus, já que o desgaste será muito maior se você gira-los parados.
E, claro, prestem sempre atenção às manutenções preventivas que o fabricante recomenda para não deixar seu sistema de direção hidráulica quebrar - sabemos que fica muito mais caro consertar do que manter em ordem.
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