Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Faróis desregulados: por que ajuste é mais importante do que você imagina
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Essa semana respondi uma dúvida sobre regulagem de faróis e, como ela é muito interessante, vale uma matéria por aqui. Quando trocamos uma lâmpada de farol, pode ser que esse não seja o único trabalho a ser feito. Os faróis precisam de regulagem e isso é muito importante. Que motorista nunca teve a vista ofuscada por um carro vindo na direção contrária?
É porque os faróis têm uma regulagem muito específica. Eles não apontam exatamente para frente do seu carro, o foco é levemente para direita e para baixo. Isso é importante para garantir que estamos iluminando bem a pista e vendo por onde estamos passando, iluminar parte do acostamento, deixando, inclusive, a sinalização de trânsito mais visível e evita o ofuscamento de quem vem na pista contrária.
E como é que fazemos essa regulagem?
Não é "a olho", como algumas oficinas fazem por aí, encostando o carro perto de uma parede e ajustando mais ou menos o foco. Existe um equipamento que faz isso, chamado regloscópio - comumente conhecido como alinhador de faróis.
É um equipamento simples, mas muito importante porque consegue ajustar o foco dos faróis do seu carro direitinho para essas regras. E isso não é importante apenas para a segurança sua e de quem vem no sentido oposto, mas também porque faróis desregulados podem render multas.
E já que estamos falando de iluminação, é legal também comentar a respeito de cores. Faróis, lanternas, tudo tem cor específica e regulamentada por lei. Então você não pode sair trocando cor de farol, lanterna ou pisca aleatoriamente. Se você decidiu que gosta de faróis verdes, por exemplo, tome cuidado que isso pode resultar em uma multa.
O melhor mesmo é sempre deixar seu carro original, lembrando que não é só cor, mas também o tipo de lâmpada. Se seu carro usa lâmpadas halógenas originalmente, são halógenas que você tem que colocar na hora de substituir. Mesmo que você pense que está fazendo uma melhoria, trocando por lâmpadas de LED ou xenon porque iluminam mais, a legislação não permite esse tipo de alteração.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.