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Suspensão do carro: por que cuidados vão bem além dos amortecedores

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Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/08/2022 11h00

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Quando pensamos em suspensão, só lembramos dos amortecedores, não é? Mas ela vai muito além disso. E, na hora de fazer as manutenções, ela tem que ter uma atenção especial, já que impacta na segurança dos ocupantes do automóvel. Hoje falamos de aperto excessivo e de serviços de reaperto nesse sistema.

Conforme usamos nossos carros é normal que alguns parafusos e porcas comecem a afrouxar. Isso acontece por devido à trepidação do veículo em contato com o pavimento. Temos um monte de soluções para minimizar esse problema como arruelas de pressão, porcas com travas de nylon ou até produtos adesivos que colocamos nas roscas para que fiquem bem presas. Mas, ainda assim, algumas porcas ou parafusos podem começar a se soltarem com o tempo.

Reapertar a suspensão do carro é uma prática comum entre o pessoal que gosta de fazer trilhas. Nas atividades off-road a exigência da suspensão é ainda maior e é uma questão importante de segurança, garantir que tudo está muito bem apertado para a próxima aventura.

Mas os veículos "civis" também podem se favorecer com essa manutenção preventiva e uma quilometragem curinga aqui, para carros de cidade, é 40 mil km.

O reaperto é importante, principalmente porque parafusos e/ou porcas folgadas podem resultar em um problema bem grandão. Não necessariamente uma peça vai se soltar do lugar (porque chegou ao fim da rosca). O mais comum é quebrar alguma coisa. Devido à falta de aperto a peça pode começar a sofrer ação de forças para as quais ela não está preparada, então uma peça cair é o menor dos problemas.

Já que estamos falando de aperto, preciso conversar com vocês a respeito de torque, que, correndo o risco de pecar nos termos técnicos para deixar o mais simples possível para vocês entenderem, é a força que aplicamos para apertar um parafuso ou porca.

Tudo, no automóvel, tem um aperto específico que deve ser empregado para que o componente não fique nem solto, nem apertado demais. Essa força, que deve ser aplicada, vem especificada no manual de serviço do carro e qualquer mecânico que se preze tem que se atentar a isso.

Uma peça com aperto de menos é bem óbvio que vai causar problemas, não é? Mas aperto excessivo também é um problema. Aperto demais pode estressar o material do parafuso, por exemplo e fazer com que ele se rompa.

O procedimento de aperto também conta muito nessa hora. Uma prática que eu não abandono é a de colocar porcas e parafusos com a mão, pra sentir se a rosca pegou direitinho, assim não corro o risco de espanar nada na hora de apertar usando uma ferramenta.

Aliás, vale lembrar do perigo de usar ferramentas pneumáticas para apertar coisas. Já falei sobre isso. Essas ferramentas possuem regulagens e o profissional que tá usando precisa conhecer bem seus recursos para não dar apertos excessivos e causar danos. Eu, particularmente, prefiro usar a pneumática só para soltar parafusos e porcas.

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