Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cuidados com o óleo: o que você precisa saber para proteger seu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

30/08/2022 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é a primeira vez que conversarei com vocês sobre óleo de motor, mas hoje quero sair um pouco do óbvio com curiosidades que esclarecerão muita coisa e reafirmarão a importância dos cuidados com a lubrificação do seu carro.

No último fim de semana estive com o pessoal da Mobil para abertura da temporada de treinamentos presenciais do projeto Super Mecânico, que tem o objetivo de capacitar a galera do setor de reparação para prestar, cada vez mais, serviços de qualidade.

Segundo Marina Teixeira, do marketing da Mobil, o projeto rodará o Brasil todo levando conteúdo técnico de qualidade aos mecânicos de cada cantinho do nosso país, contando também com material online para garantir qualidade na entrega das informações aos profissionais.

O conteúdo foi para mecânicos, mas foram faladas coisas bacanas para donos dos carros, sendo que uma delas foi reforçar a questão de seguir as especificações do fabricante sempre que vai fazer alguma manutenção no seu carro.

Na palestra, foi ressaltado que a indústria de lubrificantes desenvolve produtos de acordo com essas especificações, mas que a gama de produtos é grande e você tem que prestar atenção ao que seu carro precisa na hora de escolher.

Um adendo que quero fazer é sobre uma observação que ele fez durante a palestra que serve para quem está na oficina, mexendo no seu carro, assim como para quem gosta de se aventurar na manutenção do carro na garagem.

Foi lembrado que, ao trocar o óleo do motor, é importante prestar atenção para não deixar a tampa de abastecimento de óleo aberta sem necessidade. Na oficina eu sempre tomo muito esse cuidado, pois aquele bocal dá acesso direto ao cabeçote do motor por estar na tampa de válvulas e, se cair sujeira ali, contaminará peças importantes naquela parte, como as hastes das válvulas, retentores e outras coisas. E vai terminar circulando pelo sistema até ser capturada pelo filtro.

Outra coisa falada foi sobre como o modo que você conduz seu carro tem um impacto imenso na durabilidade dos componentes e, consequentemente, nas manutenções. Coisa que venho reforçando há diversos vídeos e não canso de dizer! Quanto mais gentil você é com o seu carro, melhor a relação entre vocês.

Ainda foi falado a respeito de regimes de lubrificação, coisa que não ouvia desde o Senai e que é muito legal contar pra você, mesmo correndo o risco de exagerar um pouco na parte técnica - mas vale a pena para entenderem melhor o lance de período de troca do óleo lubrificante em condições normais e nas tais condições severas

Quando você está andando com o seu carro em uma rodovia, com velocidade constante e, em geral, um pouco maior, o motor do seu carro entra em regime hidrodinâmico de lubrificação, onde partes críticas que precisam de lubrificação entram em uma vibe perfeita. Os mancais, por exemplo, ficam lá, flutuando em uma película de óleo, sofrendo quase nenhum desgaste.

Já quando você está com seu possante e para do trânsito, você fica estressado e o motor também, em um regime limítrofe de lubrificação que está longe de ser o ideal para as partes móveis ali de dentro. E é por isso que carros que enfrentam trânsito com frequência se enquadram nas "Condições Severas" de trabalho e precisam de intervalos menores para as manutenções, incluindo a substituição do óleo lubrificante.

Agora, tem um lance que também vale a pena comentar, pois já deve ter rolado com você, que é referente à coloração do óleo. O óleo lubrificante fica escuro por oxidação. Nos pontos mais quentes do motor do seu carro, a oxidação acelera muito. Nas câmaras de combustão, por exemplo, é normal a gente ter 200? de temperatura. Então o óleo lubrificante perderá aquela cor clarinha de quando é novo bem rápido. Por causa disso, não dá para usar a cor do óleo como parâmetro para saber se está na hora de trocar.

Assim como não existe ninguém que tenha nascido com o dom de aferir a viscosidade do lubrificante nas pontas dos dedos. Trocamos óleo lubrificante de acordo com a indicação no manual do carro, por km rodado, por tempo ou, em alguns carros mais novos, por horas de trabalho do motor. Simples assim. Aqui vale dar um puxão de orelha em quem joga fora a etiqueta que colamos no carro indicando a próxima troca.

Quero fechar esse assunto com uma informação muito importante para quando você for escolher o óleo lubrificante para o seu carro. A indicação "Resoursing Conserve" que aparece em alguns frascos de óleo significa que esse produto otimiza o consumo de combustível.

É uma economia sutil que fará diferença a longo prazo, não ache que o consumo cairá pela metade. Aliás, esse ganho ficará em torno de 0 vírgula alguma coisa por cento, viu. É um lance para você ver a vantagem a longo prazo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.