Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Balancear e alinhar o carro: veja quando seu dinheiro é jogado no lixo
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Tudo no nosso carro desgasta ao longo do tempo, mas me parece que o que mais perturba os proprietários é a suspensão. Recentemente fiz um conteúdo para vocês a respeito de reaperto da suspensão, para mostrar que o simples fato de andarmos com o veículo já faz com que algumas coisas saiam do lugar por desgaste natural.
Mas é claro que algumas situações podem acelerar bastante esse desgaste e até danificar seriamente algumas peças (quebrar ou empenar) de maneira que elas precisem ser substituídas para que o alinhamento volte aos parâmetros aceitáveis e a estabilidade e segurança do automóvel sejam restabelecidos.
O alinhamento pode ser afetado por buracos, pedras, calçadas (a guia alta), lombadas e valetas, ou qualquer obstáculo que nós atingimos, normalmente, com mais força do que deveríamos. A pior coisa que vocês podem fazer quando vão cair num buraco inevitável é pisar no freio em cima dele, já que isso comprime a suspensão.
Já o balanceamento pode ser perdido até com sujeira acumulada - como se trata de peso pode alterar o parâmetro, o que reforça a importância de manter o carro limpo. Não é só uma questão estética.
Além disso, desgaste dos pneus (especialmente se estiverem irregulares), rodas empenadas (ou aquela batida que você deu, na guia, ao estacionar) e até os pneus se movimentando na roda, no aro, (sim, eles se movimentam ali), podem desbalancear o conjunto roda-pneu.
Na hora de trocar os pneus, é sempre muito importante fazer alinhamento e balanceamento, já que estamos desmontando tudo e mudando configurações no sistema. Os pneus novos, com toda certeza, terão pesos diferentes dos velhos. Escolham pneus de marcas bacanas e apenas atentem para as medidas, impressas no pneu, elas têm que estar de acordo com o que o manual do seu carro recomenda.
Medidas de pneus diferentes das originais podem dar diferença até no marcador de velocidade. Também é legal ter ao menos quatro pneus de uso da mesma marca, para não ter diferença grande no desgaste e sempre mantê-los calibrados segundo as especificações do fabricante do seu carro, sem esquecer do estepe.
Uma última dica legal sobre compra de pneus é atentar para a data de fabricação deles. Grandes redes de supermercados são famosas por fazerem mega promoções e é mesmo bem legal, mas tem que ver se os pneus não estão prestes a perder a garantia. A garantia, hein! Não a validade! Já conversamos sobre isso aqui.
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