Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caminhão na pista: como dirigir em rodovias sem correr risco de acidentes

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

05/10/2022 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para a dica de hoje trago mais uma dúvida de vocês. Me perguntaram por que é tão perigoso dirigir perto de caminhões, e consigo entender a preocupação. Eles assustam por causa do tamanho e peso, mas algumas observações bem simples podem transformar a convivência com os veículos de passeio pacífica e segura.

Já falei um pouco sobre isso e talvez a dica mais legal que posso relembrar é a de observar o espelho retrovisor do caminhoneiro: se vocês estão vendo o motorista, ele provavelmente também está te vendo. Se não for assim, você pode estar no ponto cego dele e aquela fechada não foi, nem de longe, intencional.

Além disso, temos questões físicas envolvidas. O peso é, talvez, a mais significativa, já que não é fácil parar um caminhão, especialmente carregado, se você entrar na frente dele de repente. E a mecânica de fluidos também pode fazer diferença quando você está passando ao lado de um deles, já que a forma como o vento se comporta ao longo de um caminhão pode impactar no seu carro, te jogando mais para lá ou para cá.

Ultrapassar um caminhão em curvas, especialmente se a estrada tiver faixas estreitas, também não é boa ideia. Muitos deles precisam ocupar duas faixas em uma curva e se você estiver ao lado não tem o que o caminhoneiro fazer. Não dá para dobrar o caminhão, né? Então é importante que quem está no veículo pequeno calcule o espaço e o tempo de ultrapassagem para que ela seja segura.

E também mencionei isso no material anterior, mas não custa reforçar aqui: quando um caminhão entra na sua frente, na estrada, para ultrapassar outro, mais lento, nem sempre é porque ele "está com pressa". Pode ser que ele não tenha distância segura para frear o pesado antes do da frente, por isso muda de faixa. Para o carro pequeno a frenagem é mais fácil e eficiente, então exercite a gentileza e deixe o caminhão fazer a ultrapassagem tranquilamente, ele logo vai voltar pra faixa da direita e liberar seu caminho.

Andar dentro dos limites de velocidade das vias vai tornar essa convivência ainda mais segura, já que assim você sempre vai ter tempo e espaço para frear em uma emergência, além de aproveitar muito mais a sua viagem, sem se preocupar em frear perto dos radares ou ser surpreendido com um radar móvel em um canto escondido.

E se sua habilitação é recente e você ainda não tem muita confiança perto dos grandões da estrada, faz uma playlist maior e bem legal para se preparar pra uma viagem mais longa, em menor velocidade, acompanhando o ritmo deles e, quem sabe, entendendo melhor a rotina desses caras nas rodovias.

Por fim, lembrem que caminhoneiros são caras legais demais que levam e trazem tudo quanto é coisa que a gente consome no nosso dia a dia, mais um motivo para gente dar passagem e ser legal de volta com eles.