Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Manutenção preventiva: quando devo levar meu carro para fazer uma revisão
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em quanto tempo tenho que fazer a manutenção do meu carro? Essa questão surgiu muito mais do que eu gostaria na minha última postagem sobre óleo lubrificante, já que é uma tecla na qual bato constantemente. Mas como sei que não é todo mundo que acompanha o material regularmente, pode ser que nunca tenha ouvido dizer sobre a importância de buscar informações no manual do seu carro.
Para algumas coisas muito pontuais, como por exemplo a troca do fluído da transmissão automática, até dou valores base a vocês, mas o que gosto mesmo é que sigam as recomendações do fabricante, seja do seu carro, da peça ou do fluido em questão, para garantir que nada será negligenciado.
Mesmo em itens aparentemente básicos, como o óleo do motor, temos variações de carro para carro. Aqui, 10 mil km é um número legal para termos em mente para fazer essa manutenção, mas vocês encontrarão diferenças entre os modelos que podem ser apenas com relação ao tempo (1 ano ou 6 meses) devido a condições severas de uso, até mesmo no valor da quilometragem.
Já tivemos até alguns modelos deixando de lado tanto os km quanto o tempo e contando esse período em horas de trabalho do motor.
Já para outros itens temos até tecnologias diferentes envolvidas, que resultarão em períodos muito díspares para as manutenções, como por exemplo carros que usam correia dentada ou corrente de sincronismo. Até modelos que usam correia dentadas, mas de tipos diferentes já mudam tudo.
Aliás, passei batido, mas vale lembrar aqui com vocês que "uso severo" não é só carro que pega estrada de terra. Veículos que enfrentam trânsito pesado e passam muito tempo parados também entram nessa categoria, podendo sofrer alterações na periodicidade de alguns itens de manutenção.
Posso dar diversas dicas a vocês, mas nenhuma delas dispensa a leitura atenta do manual do proprietário, além de ser muito importante conhecerem o plano de manutenções que, em alguns automóveis, vem em um encarte à parte do manual. É nesses documentos que vocês conferirão períodos de manutenção e especificações de peças e fluidos.
Tem conversado muito como o modo que vocês dirigem seus carros influencia no desgaste dos componentes e, nesse caso, o acompanhamento das condições desses componentes nas visitas à oficina te ajudarão a dar uma ajustada no plano de manutenção. Mas é importante que seja feito junto com seu mecânico ou mecânica de confiança, que já conhece seu carro e pode, inclusive, te dar orientações ainda mais específicas sobre como você pode deixar seu carro ainda mais durável e eficiente.
Lembrando que você é livre para fazer todas as manutenções do seu carro em uma concessionária autorizada, como também em oficinas independentes, desde que respeite o plano de manutenção e tenha notas fiscais de tudo para comprovações caso tenha que acionar uma garantia.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.