Amortecedores: o que você deve saber na hora da troca para não ser enganado
Amortecedores: será que está na hora de trocar? Como é que a gente sabe e como é que funciona essa troca? Esse componente é importantíssimo para a segurança, pois tem a ver com o conforto, mas principalmente com a estabilidade do carro. Por isso, é dispensável dizer que deixar passar a manutenção desses caras pode colocar a sua vida em risco.
Para descobrirmos se eles ainda estão bons e se já é a hora de fazer a substituição, é importante consultar o manual do proprietário do veículo. Procure o plano de manutenção para verificar a periodicidade da verificação dos amortecedores.
Na sequência, procure uma peça que une a peça à carroceria, que se chama batente. É feita de borracha ou material similar, feita para impedir que a parte metálica do amortecedor bata contra a lataria do próprio carro.
Então, se você escutar uma batida de ferro com ferro ao passar em buracos e lombadas, verifique os amortecedores para ver, primeiro, se os batentes estão em ordem. Se esse for o caso, basta apenas trocar o batente (e não necessariamente o amortecedor inteiro).
Agora, se você sente que ao passar em desníveis o carro balança diversas vezes e parece que não pára nunca, aí sim talvez seja o caso de o amortecedor ter "ido dessa para uma melhor". Se ele estiver apresentando vazamentos, idem. A solução para ambos os casos, aí sim, será a troca da peça inteira.
Ponto importante: mesmo que seja apenas um amortecedor problemático, é importante trocar o par. Ou seja, se estivermos falando da substituição de um dianteiro, é melhor trocar o outro também. O mesmo vale para a traseira (quando um dos dois apresentar defeito).
O motivo para isso é que a troca de um acaba sobrecarregando o outro. Aí quando chegar a hora de trocar aquele que ainda não havia sido aposentado, o seu par (aquele que outrora estava novo), será o novo sobrecarregado. E esse ciclo nunca termina.
Mas tão importante quanto é você levar em uma oficina de confiança. Se não for um mecânico que você conheça, fique de olho no serviço você mesmo.
Há profissionais que forjam os vazamentos dos amortecedores, de modo a convencer o cliente que é preciso trocá-los. Os maus profissionais costumam passar óleo na parte de fora no momento em que o cliente não viu, alegando vazamento. Infelizmente isso é mais comum do que eu gostaria de dizer que é.
Outro ponto que deve levantar suspeitas é se o mecânico disser que as molas - que trabalham em conjunto com os amortecedores - também precisam ser trocadas. Elas são extremamente duradouras e não dão problema por qualquer motivo. Então, em geral, não é preciso se preocupar com elas.
Mas se nada do que dissemos aqui bater com o que o mecânico disse sobre o seu carro, pode ficar calmo, pois tem carros que usam um sistema de amortecedores diferente. Exemplo são os amortecedores com bolsas de ar, por exemplo. No vídeo acima, trago mais detalhes!
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