Câmbio CVT: você acha que usa corretamente, mas pode estar passando mico
A dica desta semana é sobre câmbio CVT. A ideia é mostrar quais são os cuidados que essa transmissão necessita e como você pode tirar o melhor proveito dele sem "pagar mico", com até aumento no consumo de combustível.
O câmbio CVT é um tipo de transmissão automática que tem como característica não ter marchas, mas sim uma velocidade variável - o que entrega uma gama de opções de velocidade.
Para alguns isso agrega na experiência de dirigir um carro automático, porque você não sente a troca de marchas - porque isso não acontece. Já algumas pessoas consideram isso estranho, tanto que alguns veículos com pegada esportiva trazem opções no câmbio para você simular a troca de marchas.
A questão é que o câmbio CVT traz mais conforto e melhor consumo de combustível, mas isso se você utilizá-lo da maneira correta.
Isso porque a grande desvantagem é que, quanto mais você acelera, mais lento é o tempo de resposta dele. Se você dirige com o pé mais pesado, não vai conseguir se beneficiar da vantagem que ele pode te trazer.
Além dele ficar mais 'xoxo' e passar a impressão de que não respondendo, o consumo de combustível ainda vai aumentar.
No vídeo acima falo sobre as vantagens e problemas do câmbio CVT, além das melhores maneiras de utilizar os recursos que ele oferece.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.