Vazamento no carro: posso rodar mesmo sem 'água' no radiador?
Já falamos bastante sobre o arrefecimento do veículo na coluna, pois é muito importante. Sem ele o motor até funciona, mas por pouco tempo. Às vezes, mesmo fazendo tudo correto, um imprevisto faz com que toda o líquido deste componente vá embora - como um vazamento, por exemplo. Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar?
Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
Se você estiver em uma via muito movimentada, em situação perigosa, e precisar sair dali de qualquer maneira com seu carro, até pode andar alguns metros com o veículo até encontrar um lugar seguro e acionar o socorro.
Por fim, vale ressaltar que o fato de estar sem líquido algum no sistema não significa que os danos no motor tenham sido extensos. Caso a temperatura não tenha subido demais e nenhuma luz de emergência acendeu, talvez não tenha ocorrido um superaquecimento.
No vídeo acima dou detalhes sobre o que acontece quando seu carro fica sem líquido de arrefecimento, quais os danos causados por rodar 'no talo' e o que fazer em casos de emergência.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário