Carros 'fumantes': quando você deve se preocupar com fumaça do escapamento
Fumaça saindo do escapamento quase nunca é coisa boa, mas tem vezes que não é necessário se desesperar. Para acabar com as dúvidas, decidi preparar um conteúdo sobre o que fazer quando isso acontece.
Soltar uma fumaça azulada é comum em veículos com quilometragem mais alta. Conforme o motor vai ficando mais cansado, as folgas internas se tornam maiores, os componentes ficam mais desgastados e permitem que o óleo do motor suba para a câmara de combustão.
Já a fumaça preta indica uma mistura rica de combustível, o que significa que algo está desregulado e ele está queimando a gasolina mais do que deveria. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como um filtro de ar sujo ou qualquer problema relacionado à injeção do sistema de combustível.
Por fim temos a fumaça branca, o que nem sempre é um problema. Caso esteja usando etanol, ela pode ser apenas água - isso é normal. Se não é esse o caso, pode ser que o líquido esteja saindo do sistema de arrefecimento. Isso é muito grave, pois o conserto costuma ser caro e precisa de atenção imediata.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário