Moda "aventureira urbana" chegou às motos e Honda X-ADV é a prova
Um dos principais lançamentos já confirmados para a edição 2016 do tradicional Salão de Milão, na segunda semana de novembro, – é o Honda X-ADV, uma improvável mistura entre scooter e moto aventureira.
Na edição do ano passado a marca japonesa já sinalizava suas intenções com o City Adventure Concept, um protótipo do que viria a ser o agora concreto Honda X-ADV. Primeiras imagens oficiais -- os populares "teasers" -- não deixam dúvida quanto à "pegada" aventureira.
Características técnicas e formas definitivas só serão conhecidas quando a mostra italiana abrir suas portas.
Obsessão pelo "cross"
Adventure, Explorer, Cross, Sahara, Ténéré (sendo estes dois últimos nomes de localidades remotas)... Todos são termos que fazem salivar uma cada vez maior fatia de consumidores, ansiosa por ter às mãos qualquer veículo que tenha conotação desbravadora.
No mundo dos automóveis o sucesso dos SUVs é a confirmação do fenômeno no qual rodas grandes, cursos de suspensões exagerados e tração 4x4 vêm servindo mais para escalar rampas de shoppings ou superar lombadas como se nada fossem do que partir rumo ao desconhecido.
Com seu X-ADV a Honda tenta aplicar uma insólita receita que reúne em um mesmo produto as tradicionais características do scooter, um veículo eminentemente urbano -- praticidade, facilidade de uso e proteção do corpo por meio de carenagem e para-brisa -- às das motos off-road -- robustez e versatilidade. Pode dar certo.
O nome usa dois elementos para reforçar a habilidade em percorrer caminhos ruins: a já manjada letra "X" -- que representa o símbolo gráfico da cruz (cross, em inglês) e o reforço da abreviatura "ADV", que remete ao inglês "Adventure". O recado está mais do que dado.
Modelo de família
Fontes bem informadas afirmam que o X-ADV nada mais é que um novo integrante da família NC, lançada mundialmente no final de 2011 e que em meados de 2012 chegou ao Brasil através da atual NC 750X.
Trata-se de uma crossver que se propõe como pau para toda obra: adequada a viagens por caminhos bons ou nem tão bons assim e também boa parceira para uso cotidiano; destacada economia e pelo prático porta-capacete incorporado ao espaço normalmente dedicado ao tanque, que na verdade fica sob o assento.
Com o trio de NC -- crossover 750X, naked 750S e scooter Integra -- a Honda trouxe ao mundo da moto algo comum na indústria automobilística, usando um mesmo conjunto de motor e chassi para oferecer três produtos diferentes. Otimizou custos para pescar clientes diferentes com basicamente o mesmo produto.
Confirmado o parentesco da X-ADV com a família NC a marca abre mais uma porta para os chamados clientes das seis rodas: os que em suas garagens querem dispor do automóvel e suas comodidades, mas também da motocicletas ou scooter com sua versatilidade. Se ambos tiverem cara de aventureiros, tanto melhor.
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