Honda CG ainda é o veículo mais vendido do Brasil; qual segredo do sucesso?
Qual é o veículo mais vendido do Brasil? Quem respondeu "Honda CG" acertou. Motocicleta lançada no final de 1976 em versão de motor de 125 cc e que foi sendo sucessivamente aperfeiçoada década após década, ela ocupa há anos a invejável posição de veículo motorizado mais vendido do Brasil.
Em outubro passado, a CG fechou o mês com nada menos que 18.868 unidades emplacadas em todo o Brasil -- exatas 546 unidades a mais que o Chevrolet Onix, o segundo veículo mais comercializado do mercado nacional.
É, de fato, uma distância pequena que separa a best-seller da Honda do mais popular dos Chevrolet, mas que reflete momento específico, no qual o mercado de automóveis -- no acumulado destes dez meses de 2017 -- cresceu mais de 10%, enquanto o das motos percorreu caminho inverso neste mesmo período, encolhendo quase 16%.
Veja mais
+ Especial: como é feito um carro no Brasil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Siga UOL Carros também no Instagram
+ UOL Carros no Twitter
Esse retrocesso das motocicletas face aos automóveis fica nítido ao verificarmos que um ano atrás, em outubro de 2016, a diferença entre CG e o Onix foi de 3.325 unidades (17.419 contra 14.805), algo bem mais significativo.
Tais dados confirmam que a motocicleta domina nos estados das regiões mais meridionais do Brasil, conquistando uma esmagadora preferência. Aliás em sete estados (Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, e Bahia) veículos de duas rodas ocuparam os três primeiros lugares entre os mais vendidos de outubro.
A explicação
Menor poder aquisitivo da população favorece a venda de veículos de preço menor, manutenção mais barata e inegável economia de exercício -- características que formam a base de construção da CG.
Além disso, há a versatilidade intrínseca das motos e sua capacidade de rodar onde invariavelmente ruas e estradas são -em sua grande maioria- caminhos mal pavimentados ou nem mesmo isso, o que também justificaria a liderança da CG nos estados da região Centro-Oeste.
Cenários rústicos valorizam a robustez de uma motocicleta como a CG ou motonetas, categoria à qual pertencem as mencionadas Biz e Pop, que superam em larga medida o eventual conforto ou maior capacidade de carga e habitabilidade de um automóvel que, mesmo usado e à paridade de preço, é preterido em favor das duas rodas.
No entanto, também em dois estados do sudeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a número 1 em vendas é a CG, enquanto o único estado onde nenhuma motocicleta comparece entre os cinco veículos mais vendidos é o Rio Grande do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.