Sua moto atual é melhor que qualquer moto antiga; veja cinco razões
A tecnologia aplicada a motocicletas evoluiu barbaramente na última década. Abaixo, uma lista de cinco importantes evoluções que tornaram o funcionamento das motos -- e a vida dos motociclistas -- infinitamente melhor.
1ª: Injeção eletrônica
Uma palavra define bem quem ainda tem saudades do carburador, substituído pela infinitamente mais eficaz injeção eletrônica de combustível: masoquista.
Por melhor e mais bem afinado que fosse, o anacrônico carburador era um foco de cuidados e preocupação constantes. Mudança de clima, de altitude e (especialmente no Brasil) variações da qualidade de combustível, motocicletas carburadas cedo ou tarde acabavam dando uma canseira no seu dono, em especial aquelas mais potentes, dotadas de baterias de quatro carburadores.
Sistema de injeção e refinada eletrônica fazem um conjunto mais confiável e mais eficiente.
2ª: LED
A substituição das lâmpadas de filamento convencionais por LED é um progresso brutal. Além do menor consumo de energia -- que implica em sistemas elétricos mais confiáveis --, a qualidade da iluminação é superior e a durabilidade incomparavelmente maior.
São ainda poucos os modelos de motos que podem se gabar de ter iluminação "Full LED", ou seja, inclusive no farol principal. O mais comum é o LED estar presente nas luzes de direção (pisca-pisca) e lanterna traseira. Mas logo logo a tecnologia estará democratizada.
3ª: Freios eficientes
A questão não é apenas ter o não ter o tal do ABS (ou ao menos a frenagem combinada destinada às motos menos potentes): a evolução dos sistemas agregados foi galopante nestes últimos anos.
Pode até não dar na vista, mas aquelas pecinhas chamadas, disco e pinça (ou cáliper, onde estão as pastilhas), assim como a bomba (ou "burrinho", o componente com o fluido do freio que fica acoplado à alavanca ou pedal), evoluíram brutalmente.
A engenharia aplicada se valeu de toda a evolução na metalurgia e na química para definir materiais e fluidos melhores, e a frenagem nunca mais será como antes: longa, apavorante e incerta. Para ter saudade de freios "vintage", só tendo tendência suicida.
4ª: Pneus
Sim, eles quase não furam mais e a razão não é falta de pregos e outras tranqueiras pontiagudas espalhadas por aí, mas sim a qualidade superior da engenharia aplicada aos pneus.
Estruturas modernas, carcaças flexíveis na medida certa mas resistentes aos impactos, compostos de borracha capazes de funcionar bem mesmo quando frios e desenhos de banda de rodagem capazes atuar dignamente na pista seca, mas também no molhado: este é um resuminho do que são os pneus avançados.
Ponto em comum com os pneus do passado? São pretos e circulares, e só.
5ª: Painel
No passado, qualquer motociclista sabia que o painel de sua moto tinha prazo de validade. Passado "certo tempo" (variava um pouquinho de uma marca de moto para outra) o painel deixava de funcionar bem: a iluminação falhava, na maioria das vezes vítima da vibração; no estágio médio, o ponteiro (do velocímetro ou do conta-giros) oscilava como louco avisando haver algo de podre no reino das engrenagens; na fase terminal, o ponteiro simplesmente tirava férias, ficava inerte ou até mesmo se soltava, como um peixinho dentro de um aquário.
Tudo mudou: em vez de engrenagens nos instrumentos e acionamento por cabo, é a eletrônica que comanda o painel. Seja digital ou analógico, os painéis atuais raramente "dão pau" e são "enciclopédias" em termos de informações sobre o funcionamento de sua moto. Saudade dos sistemas do passado? Nenhuma!
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