Comprou uma moto aventureira? Saiba aproveitar tudo que ela oferece
Destinos mais remotos do planeta estão ao alcance e moto pode rodar milhares de quilômetros... se você souber pilotá-la
Você realizou seu sonho de consumo e comprou uma moderníssima bigtrail. Para-brisa amplo, banco confortável, guidão largo com manoplas aquecidas, muita tecnologia embarcada, proteção contra tombos, espaço para carregar mais do que o necessário e tanque gigantesco, reduzindo ao mínimo o risco de ficar sem combustível.
O enorme sucesso do segmento não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Afinal, são motocicletas fascinantes, capazes de alcançar lugares que a maioria dos outros modelos não consegue. Por aqui ainda temos a vantagem de poder usar as bigtrails em qualquer época do ano, além de diversas opções de roteiros "on" e "offroad".
"Então quer dizer que basta eu comprar uma bigtrail, colocar a rota no GPS e sair por aí desbravando rincões?". Calma que não é bem assim. Mesmo com tanta especialização, esse tipo de moto exige conhecimento adequado para que o sonho da viagem de aventura não se torne um pesadelo.
É devido ao medo de se arriscar que boa parte dos compradores de bigtrails subutiliza a máquina, satisfazendo-se com pueris passeios de alguns quilômetros no fim de semana. Para quem quer desafios maiores, porém, a falta de prática pode gerar a frustração de ter asas e não saber voar. Tem jeito isso? Claro que sim.
Veja mais:
+ Veja 11 dicas cruciais para uma viagem segura de carro
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Aprenda a viajar longe
Em primeiro lugar, um motociclista com pouca experiência não terá capacidade de encarar uma viagem ao deserto do Jalapão, à Patagônia ou ao Atacama sem correr riscos, especialmente por se tratar de uma máquina alta e pesada.
O primeiro passo pode ser fazer um curso de condução "offroad". Não faltam no Brasil instrutores especializados no assunto: há os que atuam a serviço de fabricantes e alguns que trabalham à parte, usando a experiência em competições como Rali Dakar e dos Sertões. Faça uma boa pesquisa e escolha a opção mais adequada.
Não espere milagres -- ninguém sai da inexperiência para se tornar um mestre das trilhas em poucas semanas --, mas ao menos é possível adquirir mais noção e segurança de como agir em situações adversas ao viajar para locais inóspitos como Andes, Alpes e até Himalaia.
Que bigtrail comprar?
Tanto no Brasil quanto no resto do planeta a cobiçada BMW R 1200 GS é a bigtrail mais vendida. Não é barata -- sua versão de entrada não sai da concessionária por menos do que R$ 65 mil --, mas é um modelo de porte e com boa tecnologia de assistência.
Honda, Yamaha e a austríaca KTM usam o Rali Dakar como laboratório para desenvolver novas soluções tecnológicas, e possuem bons produtos. A inglesa Triumph Tiger, de 800 e 1200 cc, é também uma "best-seller". Até mesmo a tradicionalmente esportiva Ducati oferece a Multistradahttp://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2017/10/14/nova-ducati-multistrada-950-e-mais-docil-que-modelo-de-1-200-cc/, cujo nome já diz tudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.