Nova tecnologia permite que motos acionem o resgate sozinhas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No caso de um acidente, cada segundo é importante. Quanto mais rápido o motociclista for resgatado, maiores são as suas chances de sobreviver. Pensando nisso, a Bosch criou o "Help Connect", um sistema de chamadas de emergência conectado digitalmente para motos que acelera o processo de resgate.
O sistema usa um algoritmo de colisão inteligente instalado na unidade de sensor inercial, presente em algumas motos, para detectar um acidente. Por meio de um aplicativo para celular, o Help Connect envia as informações sobre o condutor e o local da ocorrência para o Centro de Assistência da Bosch e, a partir daí, para os serviços de emergência, ajudando-os a encontrar a vítima mais rapidamente.
Segundo pesquisas, uma mensagem automática desse tipo pode reduzir o tempo necessário para que os serviços de emergência cheguem ao local pela metade.
O sistema baseia-se em informações do controle de estabilidade da motocicleta (Bosch Motorcycle Stability Control). Mais especificamente, em sua unidade de sensor inercial. Cem vezes por segundo, a unidade integrada mede a aceleração e a velocidade angular, ou seja, a rapidez com que a posição angular de um objeto muda com o tempo. O sensor pode assim calcular com precisão a posição atual da motocicleta e o ângulo de inclinação.
O algoritmo de colisão permite que o sensor perceba se a moto foi envolvida em um acidente ou em uma queda ao estacionar. Não é preciso instalar nenhum sensor extra nas motocicletas, que já tenham o controle de estabilidade da Bosch, como as novas BMW S 1000RR, Ducati Panigale 1299 S e a grande maioria dos novos modelos, como a Honda CBR 1000 RR-R ou a Suzuki V-Strom 1000 XT
A unidade se conecta ao aplicativo de emergência via Bluetooth. Para além das informações sobre a localização, o Help Connect também transmite quaisquer dados médicos fornecidos pelo motociclista ao Centro de Assistência Bosch.
Por enquanto, o serviço de chamada de emergência estará disponível para clientes na Alemanha, mas deve chegar a outros 11 países europeus em breve. É possível se comunicar em alemão ou inglês. No caso de acidente grave e o motociclista não responder, os serviços de emergência são imediatamente direcionados ao local. Como os smartphones geralmente são carregados perto do corpo, os pilotos que sofreram um acidente podem ser localizados rapidamente, mesmo que tenham sido atirados para longe do veículo após o acidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.