Controle adaptativo de velocidade chega às motos; veja como funciona
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Comum em carros de luxo, o controle adaptativo de velocidade chega definitivamente às motos. O sistema, conhecido como Adaptive Cruise Control (ACC), controla eletronicamente a velocidade e a distância do veículo que vai à frente para garantir mais conforto e evitar colisões traseiras ao andar de moto.
A BMW anunciou que, em breve, esse tipo de sistema de assistência ao piloto deve equipar algumas motos da marca. Embora KTM e Ducati já tenham divulgado planos de adotar a tecnologia em seus modelos, a fábrica alemã é a primeira a divulgar um vídeo explicando como o controle adaptativo de velocidade funciona em veículos de duas rodas.
A animação mostra uma K 1600 GT com Active Cruise Control, nome dado pela BMW ao sistema, mas desenvolvido em cooperação com a Bosch. O ACC regula automaticamente a velocidade definida pelo piloto e a distância do veículo que está na frente.
O sistema diminui a velocidade da moto quando a distância do veículo à frente é reduzida e mantém a distância definida pelo motociclista. Essa distância pode variar em três níveis. Tanto a velocidade da moto quanto a distância do veículo à frente pode ser definida por um botão no punho direito. As configurações são exibidas no painel de instrumentos TFT.
Ao fazer curvas, a velocidade é automaticamente reduzida pelo ACC, se necessário, e um ângulo de inclinação confortável é definido pela central eletrônica. Com uma inclinação maior, no entanto, a dinâmica de frenagem e aceleração é limitada, a fim de manter uma capacidade de rodagem estável e não desestabilizar a moto.
A marca alemã alerta que o BMW Motorrad ACC é um sistema de assistência e deixa a responsabilidade com o piloto, permitindo que ele intervenha o tempo todo. O sistema responde apenas aos veículos em movimento, carros parados, como no final de um engarrafamento ou nos semáforos, não são considerados. Nesses casos, o motociclista deve frear a moto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.