Nova Yamaha MT-09 tem motor maior com 120 cv e mais eletrônica; conheça
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Depois de muitos rumores, a Yamaha finalmente apresentou a nova geração da MT-09 na Europa. A moto naked foi renovada dos "pés à cabeça". A começar pelo design inusitado, passando pelo motor maior e mais potente, além de quadro mais leve e suspensões com ajuste na dianteira. A Yamaha MT-09 2021 também ganhou eletrônica de última geração e um painel com tela colorida.
De acordo com a Yamaha, a MT-09 2021 adota a nova identidade visual da família MT, que já foi usada na MT-03, lançada recentemente no Brasil. Mantém as linhas minimalistas, com quase nenhuma carenagem, mas adota um conjunto óptico caracterizado por um canhão central de LED, com filetes de iluminação diurna em volta. O farol é do tipo "ame ou odeie", e já tem recebido críticas da imprensa europeia e gerado polêmicas nas redes sociais.
As rodas de liga-leve trazem um novo desenho, com 10 raios. Já a lanterna traseira ganhou o formato "Y", como na 03, que obviamente faz referência à marca japonesa.
O painel digital tem agora uma tela de TFT com 3,5 polegadas, com uma leitura bem melhor do que o anterior. E, o mais importante, está centralizado e mais harmonioso com o bloco óptico. Diferentemente, do anterior, deslocado para a direita, e que parecia não fazer parte do conjunto.
Motor de 120 cv
Mas o elemento central da nova MT-09 é mesmo o motor de três cilindros que sofreu diversas modificações internas, do pistão ao virabrequim. Além de ter sua capacidade cúbica aumentada de 847 para 889 cm³, ficou 1,7 kg mais leve que o da geração anterior.
E também mais potente: passou de 115 cv para 120 cv a 10.000 rpm. E o torque, característico do tricilíndrico da 09, cresceu de 8,9 kgf.m para 9,4 kgf.m, porém entregue 1.500 giros abaixo, a 7.000 rpm. Indício de que a moto deve estar ainda mais "radical" e divertida de pilotar.
Exatamente por isso, a Yamaha instalou o que há de mais moderno quando se fala em sistemas de assistência à pilotagem: unidade de medição inercial em seis eixos, controle de tração com três níveis de atuação, controle de derrapagem, de empinada... E até um sistema que distribui a frenagem em situações de emergência. Além, é claro, do ABS.
Um novo quickshift, que reduz ou sobe as seis marchas do câmbio sem a necessidade de acionar a embreagem, completa o pacote eletrônico, digno de motos superesportivas.
Mais "curta" e leve
O quadro de dupla trave superior foi redesenhado. Forjado em alumínio, está 2,3 kg mais leve do que a atual geração da MT-09. O subquadro também é novo e também perdeu 1,4 kg. Com isso, a naked emagreceu: pesa agora 189 kg em ordem de marcha, ou seja, pronta para rodar.
Na dianteira, o garfo telescópico invertido da KYB tem tubos de 41 mm e agora oferece ajuste total. Na traseira, o único amortecedor ganhou novo acerto, para trabalhar em conjunto com a balança, também nova e de alumínio.
As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus de perfil esportivo e sem câmara. Mas, a medida traseira mudou: 180/70-17; já na dianteira, é mesma: 120/70-17.
Mercado
O modelo chega às lojas na Europa a partir de março de 2021, mas seu preço ainda não foi definido. A nova Yamaha MT-09 será vendida em três opções de cores: cinza com rodas laranjas (fotos), azul e preta.
Lançada em 2013, como uma moto naked radical, porém mais acessível que as super nakeds de 1.000cc, a Yamaha afirma que a nova MT-09 irá manter essa filosofia.
Mais potente, leve e tecnológica, a nova geração certamente terá um reajuste de preço. Mas vale lembrar que suas concorrentes, Kawasaki Z 900 e Honda CB 1000R, para citar duas, também ganharam especificações superiores nos últimos anos e ficaram mais caras.
A nova Yamaha MT-09 também virá ao Brasil, mas ainda deve demorar. Ainda não há uma previsão de quando chegará por aqui, mas tendo como base a atual MT-09, à venda no Brasil por R$ 52.800 e lançada no início do ano passado, meu palpite é que o modelo 2021 sé seja lançada no mercado nacional em 2022.
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