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Harley-Davidson mostra nova Pan America 1250, moto aventureira com 152 cv
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A Harley-Davidson finalmente apresentou hoje a nova Pan America 1250, primeira moto aventureira da marca norte-americana. O modelo traz um novo motor de 1.252 cm³ e 152 cv de potência máxima, mas com a velha configuração de dois cilindros em "V". A Pan America chega às lojas em maio nos Estados Unidos, com preço a partir de 17.319 dólares (cerca de R$ 95 mil).
A bigtrail da Harley será vendida em duas versões, que se diferenciam pela lista de equipamentos e também pelo pacote tecnológico. A versão mais sofisticada, batizada de Special, conta com sensor de medição inercial (IMU) de seis eixos, suspensões semi-ativas e ajuste de altura eletrônico. O preço da Pan America Special, nos Estados Unidos, é de 19.999 dólares (cerca de R$ 109 mil).
Visual inusitado
O design da Pan America não foi muito alterado desde que o modelo fez sua estreia mundial, ainda como protótipo, no Salão de Milão em 2019. Seu conjunto óptico, formado por um farol de LED retangular, rodeado por uma grande carenagem com para-brisa confere um porte avantajado à aventureira da Harley, com as massas concentradas na parte dianteira da moto. Sensação reforçada pelo grande tanque de combustível, com capacidade para 21,1 litros.
Também ganha destaque no visual o novo motor V2 batizado de Revolution Max. Com 1.252 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido, o propulsor é parte integrante da estrutura do chassi. Receita escolhida para reduzir o peso do quadro, segundo a Harley. O subquadro é tubular e resulta em uma traseira minimalista. Completam o visual, uma balança monoamortecida e uma grande saída de escapamento, do lado esquerdo da moto.
Motor de 152 cv
Com arrefecimento líquido, o motor tem quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. A novidade fica por conta do comando de válvulas variável que, segundo a marca norte-americana, permitiu manter o bom torque em baixos regimes, mas sem sacrificar a potência em altos giros.
Os números de desempenho não surpreendem, mas estão de acordo com as concorrentes do mesmo segmento. O novo Revolution Max 1250 produz 12,95 kgf.m de torque máximo a 6.750 rpm. E bons 152 cv de potência máxima a 9.000 giros. O câmbio da Pan America é de seis velocidades e a transmissão final, por corrente.
Ciclística aventureira
Além do compacto quadro, com o motor fazendo parte da estrutura, a Harley-Davidson apostou em uma ciclística "aventureira" para a Pan America 1250. Ou seja, suspensões de curso longo, posição de pilotagem ereta e rodas calçadas com pneus de uso misto.
Equipada com rodas aro 19, na dianteira, e 17, na traseira, calça pneus radiais Michelin Scorcher Adventure, criados pela fábrica francesa especialmente para a bigtrail da Harley. As rodas originais são de liga-leve, mas existem rodas com raios externos para usar pneu sem câmara como opcional. A versão Special já vem com as rodas raiadas nos Estados Unidos.
Os freios são a disco nas duas rodas com sistema ABS de série. São dois discos de 320 mm de diâmetro, com quatro pinças radiais monobloco da grife Brembo, na frente, e um disco flutuante de 280 mm de diâmetro, com pinça simples, atrás.
As suspensões são formadas por dois garfos telescópicos invertidos (upside-down), na dianteira, e um monoamortecedor fixado por links à balança traseira. Ambas têm 191 mm de curso, com ajustes eletrônicos e atuação semi-ativa. O conjunto tem bons 210 mm de distância do solo.
A versão Special ainda traz um ajuste eletrônico, para reduzir a altura do assento enquanto a moto estiver parada. Originalmente, o banco fica a 850 mm do solo, mas pode a distância ser reduzida para 830 mm com a suspensão opcional.
A boa notícia fica por conta do peso da Pan America 1250. Em ordem de marcha, a bigtrail da Harley pesa 242 kg, na versão standard, e 254 kg, na versão Special. Só como comparação, a BMW R 1250 GS, referência no segmento aventureiro, pesa 249 kg, pronta para rodar.
Painel digital e conexão Bluetooth
Como não poderia faltar em uma moto que chega para disputar o concorrido segmento aventureiro, a Harley-Davidson Pan America temum completo pacote eletrônico, chamado pela marca de Reflex Defensive Rider Systems (RDRS). Os sistemas contam com freios ABS combinados e otimizados para curvas, controle de tração, controle de derrapagem, assistência de partida em subida e ainda um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
A versão Special ainda oferece as suspensões eletrônicas semi-ativas e o ajuste de altura, além de outros equipamentos como protetor de mão, manoplas aquecidas, protetor de cárter e o sensor de medição inercial, que ajusta os controles eletrônicos com mais precisão e rapidez.
O painel totalmente digital tem uma tela colorida de 6,8'' com diversas informações. Há conexão Bluetooth para parear o smartphone, por meio de um aplicativo da própria Harley-Davidson. Isso significa que a Pan America não terá Apple Car Play como os modelos da família Touring.
Mercado
A nova Pan America 1250 faz parte do novo plano de negócios da Harley-Davidson, que tem como objetivo reverter os prejuízos e a queda nas vendas de motos da marca nos últimos anos.
Embora insista no seu passado explorador e aventureiro, a Harley estava fora do segmento bigtrail até então. Com o lançamento do novo modelo, a marca norte-americana pretende brigar com as aventureiras tecnológicas de grande porte das outras fabricantes. Além da já citada BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada 1250 e Triumph Tiger 1200 são as concorrentes da nova Pan America 1250.
A moto aventureira da Harley-Davidson começa a ser vendida nos Estados Unidos em maio. Consultada, a subsidiária da Harley no Brasil afirmou que ainda não há previsão da chegada do modelo ao mercado nacional. Entretanto, tudo indica que a nova Pan America 1250 deverá ser a estrela do estande da marca no próximo Salão Duas Rodas, marcado para acontecer em novembro deste ano.
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