Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Nova Yamaha R7 é esportiva com motor de 689 cc e 73 cv de potência; conheça
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como antecipamos, a Yamaha revelou hoje a nova R7. Equipada com o mesmo motor de dois cilindros, 689 cm³ e 73 cv de potência, que também equipa a naked MT-07, o novo modelo foi desenvolvido para atrair jovens motociclistas para o segmento esportivo, segundo a marca.
Além da carenagem integral, com a identidade dos modelos R (de racing) da marca japonesa, e de um novo painel totalmente digital, a nova R7 se diferencia de sua irmã naked pela adoção de semi-guidões, para uma pilotagem mais esportiva, além de suspensão invertida totalmente ajustável e freios de fixação radial, na dianteira.
O motor, que agora atende às leis de emissão de poluentes Euro 5, manteve o desempenho da MT-07, com 73 cv de potência a 8.750 rpm e 67 Nm de torque máximo a 6.500 giros. A novidade é a adoção de uma nova embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções e também reduz o esforço de acionamento. Por seu caráter esportivo, a R7 terá a opção do quick-shift, assistente de troca de marchas que permite subir ou reduzir as seis velocidades do câmbio sem o uso da embreagem.
Na parte ciclística, destaque para as novas suspensões. Na dianteira, o novo modelo usa um garfo telescópico invertido de 41 mm, totalmente ajustável. Já na traseira, o monoamortecedor é fixado horizontalmente e tem ajustes mais esportivos, de acordo com a marca, mas também é possível regular a précarga da mola e o amortecimento.
Outra mudança em relação à MT-07 são os freios. Na dianteira, os dois discos têm pinças radiais, com quatro pistões, e também contam com cilindro mestre radial, da Brembo, no manete. Na traseira, disco simples com pinça de um pistão. O sistema ABS de série é o único controle eletrônico disponível no modelo.
Segundo a Yamaha, a nova R7, embora carregue o nome de um modelo superesportivo dos anos de 1990, é uma esportiva criada para atrair pilotos mais jovens - e, portanto, com menos dinheiro na conta bancária - para o mundo das motos esportivas. Essa seria uma explicação para a marca não adotar modos de pilotagem e controle de tração, tão comuns hoje nos modelos dessa categoria.
A nova Yamaha R7 deverá chegar às concessionárias europeias apenas em outubro deste ano. O modelo esportivo estará disponível em duas opções de cores - azul e preta - e seu preço ainda não foi definido. Também não há informações se a R7 virá ou não para o Brasil. O que você pensa: uma esportiva média, menos potente e mais acessível que os modelos de 1.000 cc, teria espaço em nosso mercado? Deixe sua opinião nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.