Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Royal Enfield Classic 500 sai de linha; nova Meteor 350 vem aí; conheça
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Resumo da notícia
- Série especial Tribute Black da Classic marca o fim do motor de 500 cc da Royal Enfield
- Nova Meteor estreia motor inédito de 350 cc e 20 cv com comando de válvulas no cabeçote (OHC)
- Meteor 350 é aposta da marca no segmento médio, no qual há poucas opções
Recentemente, a Royal Enfield apresentou a Classic 500 Tribute Black para o mercado brasileiro. Trata-se de uma série limitada a 1.000 unidades em todo mundo, para comemorar os 120 anos da marca anglo-indiana e também o fim do modelo equipado com motor de um cilindro, 499 cm³ e arrefecido a ar que estava em linha há 13 anos.
Lançada em 2008, a Classic 500 tornou-se uma marca registrada do renascimento da Royal Enfield, resgatando a tradição de motores de um cilindro e com longo curso da fábrica, nascida na Inglaterra, mas que hoje pertence ao grupo indiano Eicher Motors.
Apenas 120 exemplares da edição especial Tribute Black virão ao Brasil. O modelo, como denuncia o nome, é todo pintado em preto, com detalhes em dourado, e é anunciado pela marca anglo-indiana como "a última das 500cc". Traz ainda um distintivo exclusivo com o número de série da unidade e será vendida por R$ 25.390.
O fim da Classic 500, até então o modelo de entrada da Royal Enfield no Brasil (na Índia, existe uma de 350 cc), abre espaço para a chegada da nova Meteor 350. O modelo, equipado com motor de um cilindro, 350 cc, é completamente novo e confirma a aposta da marca no segmento de média cilindrada.
Nova Meteor 350 chega em julho
A Royal Enfield já confirmou a nova Meteor 350 para o mercado brasileiro e o lançamento acontece no início de julho. Apresentado no exterior em 2020, o modelo usa um motor inédito, de um cilindro, 349 cm³, ainda arrefecido a ar, mas com comando de válvulas no cabeçote (OHC), e substituição ao antigo sistema por varetas (OHV).
No mercado indiano, a Meteor 350 alimentada por injeção eletrônica oferece 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm e tem câmbio de 5 marchas. Os números de desempenho podem mudar em função das leis brasileiras de controle de emissão de poluentes, o tal PROMOT.
Em outros mercados, a Meteor 350 é vendida em três versões: Fireball, Stellar e Supernova. Elas diferem no acabamento, com estilos que vão do retrô ao custom, mas com a mesma base mecânica.
Todas são equipadas com rodas de liga leve e pneus sem câmara, nas medidas 100/90-19, na dianteira, e 140/70-17, na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas, com ABS de dois canais.
Além de pertencer a uma faixa de cilindrada na qual há poucas opções, a Meteor 350 também promete ser uma opção para quem procura uma moto cruiser (custom) com preço acessível. Fontes ligadas à Royal afirmam que a nova Meteor 350 deve custar menos de R$ 20 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.